você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Semana Solis

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de Agosto de 2004

Aproveitando o sucesso da Semana do Aurélio, a respeito da qual recebi muitos comentários favoráveis, estou iniciando a partir de hoje a Semana Solis.

Eu conheço o pessoal da Solis desde 2000, e desde esta época pudemos tocar diversos projetos interessantes em conjunto. Um deles é o Portal Códigolivre.

O objetivo principal desta semana é destacar diversos dos produtos desenvolvidos pela Solis e distribuídos livremente como software livre e também mostrar que um modelo de negócios baseado em software livre é viável.

Os textos foram escritos pelo Cesar Brod e a primeira mensagem é justamente um pequeno histórico da cooperativa.


A Solis

Para quem não conhece, a Solis (www.solis.coop.br) é a primeira cooperativa de desenvolvimento e integração de soluções em software livre do mundo. Seu modelo de negócio permite que seus cooperados consigam viver exclusivamente de serviços em software livre. Ainda que o carro-chefe da Solis seja seu conjunto de soluções para a gestão acadêmica e de bibliotecas, vários produtos desenvolvidos pela cooperativa têm se destacado na comunidade usuária.

Como uma cooperativa, a Solis visa especialmente o bem estar de seus cooperados. Desta forma, a estrutura administrativa da cooperativa procura ser bastante enxuta, e reverter para os cooperados o máximo possível de benefícios para que eles tenham a tranqüilidade necessária para trabalhar de forma criativa e produtiva. O cooperado da Solis tem direito a ajuda de custo para a compra de equipamentos, auxílio para seus estudos, plano de assistência médica e outros. Tais benefícios são proporcionais a quantidade de trabalho que o cooperado entrega à cooperativa.

A Solis tem sua origem no CPD da Univates. Com o desenvolvimento de software livre, a Univates acabou vislumbrando a possibilidade de gerar recursos com a venda de serviços, mas como o foco da instituição é o ensino, e seu compromisso com o desenvolvimento regional, viu aí uma oportunidade para seus alunos se desenvolverem e se fixarem na região, ainda que pudessem oferecer serviços para qualquer lugar do Brasil e do mundo graças à Internet. Com o incentivo da Univates, que transferiu para a Solis seus gastos com a folha de pagamento da equipe do CPD, e terceirizou a grande maioria de seus serviços de informática, a Solis pôde se tornar realidade. Hoje a Univates se beneficia diretamente dos serviços que a Solis realiza para vários outros clientes, aproveitando em sua estrutura código e sistemas livres que são financiados por outros negócios da cooperativa.

A migração do ambiente da Univates para software livre deu à equipe da Solis uma larga experiência de migração e convivência entre ambientes livres e proprietários. Entre os equipamentos usados pela Univates há ainda máquinas rodando Windows, e até pouco tempo atrás havia também uma rede Novell. Para os usuários, porém, o acesso aos recursos e aplicações evoluiu para uma forma transparente e independente de plataforma com o uso de programas clássicos da comunidade de software livre como o Samba, o Squid, o OpenLdap e outros. Hoje a consultoria no planejamento para a migração para o software livre é parte do portfólio de serviços da Solis.

A Solis busca incentivar seus cooperados a participarem de projetos pessoais e de caráter social, sempre com alguma integração com a comunidade de software livre. Vários de seus cooperados estão nos grupos de usuários, especialmente o Taquarix e o Gnurias (www.gnurias.org.br), e praticamente todos participam de listas de discussão e outros projetos da comunidade.

A Solis administra o suporte lógico e operacional ao ambiente de rede da Univates, formado por várias redes locais virtuais(vlans) que interligam os vários prédios da instituição e isolam logicamente os ambientes acadêmico e administrativo. Toda a gestão desta rede é feita com softwares livres como o Nagios, o MRTG, o ntop e outros.

Além dos produtos desenvolvidos pela própria Solis a cooperativa ainda oferece serviços de integração de soluções e adequação de outras soluções desenvolvidas pela comunidade de software livre, permitindo a seus clientes a adoção completa e planejada, com economia, de um ambiente de informática em software livre.

Nesta semana estaremos falando um pouco mais sobre a Solis e seus produtos.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script