você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Seja o verdadeiro dono de seus documentos

Colaboração: Eliane Domingos de Sousa

Data de Publicação: 12 de abril de 2014

A Document Foundation (TDF) anuncia o nascimento do Document Liberation Project (http://www.documentliberation.org), um lar para a crescente comunidade dos desenvolvedores unidos na libertação do conteúdo dos documentos dos usuários das correntes e amarras dos vendedores de software (vendor lock-in). Juntos, estes hackers oferecerão uma solução ao problema rotineiro enfrentado por muitos usuários, que tem seus documentos digitais armazenados em formatos de arquivos antigos, ultrapassados e inacessíveis.

Frequentemente, estes arquivos antigos não podem mais ser abertos por nenhuma aplicação. De fato, os usuários estão separados de sua produção intelectual, e o motivo mais comum da incapacidade de acessar dados antigos é a utilização de formatos de arquivo proprietários que resulta na dependência do fornecedor (vendor lock-in), afirmou Fridrich Strba, lider do Projeto Document Liberation. Pior, quando a administração pública armazena documentos no formato proprietário ou não documentado, involuntariamente restringe o acesso a informações essenciais aos cidadãos, serviços públicos e da iniciativa privada. É surpreendente saber que até mesmo os governos podem ser incapazes de abrir seus próprios arquivos depois de uma atualização de seu sistema operacional e de suite de escritório , completou.

O Projeto Document Liberation foi criado na esperança que possa dar poderes ao indivíduos, organizações e governos para recuperar seus dados em formatos proprietário e fornecer mecanismos de transição dos dados para formatos de arquivos abertos, devolvendo o controle efetivo sobre o conteúdo das empresas de software para os verdadeiros autores.

Desde a criação do LibreOffice em 2010, vários membros da comunidade comprometeram-se a melhorar a interoperabilidade de formatos com as aplicações proprietárias. Animados com o interesse da comunidade, mesmo fora do projeto Libreoffice, os desenvolvedores trabalharam até agora no suporte de leitura de formatos de arquivos proprietários como o MS Visio, CorelDraw, MS Publisher, Apple Keynote, e um monte de formatos antigos do MacIntosh. Além do LibreOffice, as bibliotecas de importação para estes formatos são usados pelos projetos Abiword, Calligra, CorelDRAW File Viewer, Inkscape e Scribus.

A missão do Projeto Document Liberation é atrair desenvolvedores do mundo do software livre para colaborar com os desenvolvedores do LibreOffice, fortalecendo as relações existentes e forjando novas com todos os que compartilham o mesmo objetivo no campo dos formatos de arquivo. O objetivo é contribuir para o ecossistema de formatos abertos, fornecendo ferramentas poderosas para a conversão de formatos proprietários nos seus equivalentes do formato ODF (ISO 26300 e ABNT-NBR 26300).

Para mais informações: http://www.documentliberation.org/contact/.

Fonte: blog.pt-br.libreoffice.org/2014/04/02/projeto-document-liberation/



Veja a relação completa dos artigos de Eliane Domingos de Sousa

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script