você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Seguindo e analisando aplicativos Unix.. em tempo real.

Colaboração: irado furioso com tudo

Data de Publicação: 21 de Abril de 2009

se voce está desenvolvendo aplicativos Unix (mr) então voce pode seguir (trace) e analisar (debug) o aplicativo enquanto estiver ativo e extrair a informação necessária e que voce precise. Mas e quando voce não tem acesso ao código fonte e voce quer saber o que está ocorrendo com um aplicativo Unix? Este tutorial examina alguns sistemas que habilitam seguir a execução de aplicativos e apresentam o "..que eles estão fazendo.." sem que se faça qualquer alteração ao codigo fonte (de qualquer modo inacessível - *meu comentário (irado)*), inclusive sendo desnecessário parar/reiniciar o aplicativo sob exame".

o link original para a nota está em http://www.osnews.com/story/21261/Solutions_for_Tracing_UNIX_Applications (OSNews), onde há uma pequena parcela de usuários - são 4 comentários - a respeito do assunto, inclusive o primeiro deles expoe em alguma profundidade o uso do "DTrace", aplicativo livre e gratis (free and free) nascido na Sun e portado para alguns *nix (Linux ainda não). Vale a pena a leitura.

então, no resumo: o link original da noticia é este:

http://www.osnews.com/story/21261/Solutions_for_Tracing_UNIX_Applications

e o tutorial da IBM está aqui: http://tinyurl.com/dkrszv

divirtam-se :)

irado é especialista em servidores seguros, segurança de rede, NIDS, HIDS, pen-test e firewalls (prefeerencialmente em FreeBSD) em FreeBSD e Linux. "Available - have dvd, can travel" (parodiando um mote de antiga séria de tv: "have gun, can travel", de um pistoleiro free-lancer - rs).


Veja a relação completa dos artigos de irado furioso com tudo

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script