você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Script que roda todas suas funções automaticamente

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 14 de Janeiro de 2007

Tenho uma situação de trabalho onde eu baixo diversas páginas e documentos pdf de endereços variados na internet. Para isso, eu uso o wget dentro de scripts que fazem o trabalho sozinho. Porém, alguns links quebram com o tempo. Eu sempre tenho que dar manutenção nos links quebrados e eventualmente também insiro novos endereços.

Pensei que seria interessante ter um script que pudesse rodar todas as suas funções wget de uma vez só. E que continuasse funcionando assim mesmo após a inclusão de novas funções.

O exemplo abaixo faz isso. Você pode usar para o que quiser, como se fosse um esqueleto, somente. Basta apagar as funções do exemplo - que são só demonstração - e preencher com as suas próprias funções.

Repare que ele roda todas as funcoes cujo nome começa com 'funcao'. O que vem depois nao importa, e você pode usar para nomear as funções. Para desabilitar temporariamente uma função, basta renomeá-la para 'uncao', por exemplo. Assim ela não roda.

Se você for renomear o script, lembre-se de renomear também na linha do laço 'for', 5a linha a partir do fim ('rodafuncoes').

Testado no GNU bash versão 3.1.17, do debian etch.

  #!/bin/bash
  
  #Roda funcoes: roda todas as suas funcoes automaticamente. Bruno Buys, 20070102.
  
  funcao_echo(){
  echo "echo..."
  }
  
  funcao_echo1(){
  echo "1 ..."
  }
  
  funcao_mem(){
  grep 'MemTotal' /proc/meminfo
  }
  
  funcao_cpu(){
  grep 'model name' /proc/cpuinfo
  }
  
  # O grep ao contrario (-v) exclui a linha do laco 'for' da variavel $arg
  
  for arg in `grep funcao.* ./rodafuncoes | grep -v " " |cut -d "(" -f 1 ` ; do
  
  $arg
  sleep 1
  
  done
  
  exit 0

II Oficina Livre em MG

Colaboração: ChemonZ

A Oficina Livre é um evento destinado aos usuários/desenvolvedores de software livre, alunos dos cursos de ciência da computação e sistemas de informação. Em sua primeira edição, realizada em Julho de 2004 na Uni-BH campus Diamantina, conseguimos reunir mais de 50 pessoas interessadas em aprender e contribuir com o estado da arte em desenvolvimento de software: o software livre. Nesse ambiente engessado pelas tecnologias, quebramos os paradigmas do modelos tradicionais do chamado ciclo de vida do software e apresentamos técnicas de como construir ferramentas em um modelo virtual colaborativo. Em sua segunda edição, a ser realizada no dia 3 de Fevereiro de 2007, pretendemos reunir os principais colaboradores nacionais para aumentar a compreensão técnica, teórica e humana nas etapas de desenvolvimento do software livre.

Nosso objetivo é criar usuários ativos, capazes de compreender o modo de trabalho colaborativo e poder contribuir com projetos livres através de traduções, testes de software, revisões, correções de falhas, empacotamento, arte gráfica, sonora e visual.

Onde

Belo Horizonte-MG na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais unidade Coração Eucarístico

Quando:

03 de fevereiro

Quanto:

1kg de alimento não perecível que deverá ser entregue no dia do evento. Esse alimento será doado para uma instituição ainda a ser definida!

Informações: http://oficinalivre.minaslivre.org

  • Anderson Goulart: global [at] minaslivre.org
  • Cascardo: cascardo [at] minaslivre.org
  • ChemonZ: chemonz [at] bestlinux.com.br


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script