você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Review do Fedora 15 Lovelock

Colaboração: Lenno Azevedo

Data de Publicação: 18 de julho de 2011

Enquanto o Fedora 14 foi um release mais comportado, o Fedora 15 já era esperado como um lançamento totalmente inovador. Essa expectativa passava pela presença do Gnome 3, a adoção do Systemd, a presença do LibreOffice, do Firefox 4, entre outros.

A mudança mais "bombástica" para um usuário comum é, sem dúvida, o Gnome 3. A nova interface gráfica é totalmente repensada, desde a base, com GTK3, até o visual, com o Gnome-Shell e o novo tema Adwaita.

Novo Plugin para Java

Uma mudança que ocorreu, e que pode deixar muitos usuários confusos, foi a alteração do plugin do OpenJDK para web. O novo nome agora é Icedtea-web. Para instalar via yum:

  su -c  yum install icedtea-web

Nouveau 3D por padrão

Como o Gnome 3 necessita de alguma aceleração 3D por parte da placa de vídeo, os drivers 3D de código aberto para placa Nvidia vem instalados por padrão. Para quem necessita do driver proprietário da Nvidia, é necessário instalar os repositórios não-oficiais RPMFusion.

Gnome 3: Menos opções de configuração e personalizacão?

Uma reclamação recorrente é a ausência de opções no Gnome 3 que estavam presentes no Gnome 2. Bom, isso é uma boa verdade.

A equipe de desenvolvimento do Gnome retirou (ou ainda não portou?) algumas opções por escolha própria. Vendo essa necessidade, a comunidade já se mexeu e criou o Gnome-Tweak-Tools, uma ferramenta que permite desde a alteração de temas do Gnome-shell e das janelas, até alterações no desligamento da tela em notebooks.

Uma boa pedida são as extensões do Gnome-shell. Elas podem adicionar uma série de melhorias como o retorno da opção desligar, alteração no modelo de alternância de janelas e muito mais. Você pode encontrar todas pesquisando gnome-shell-extensões no seu Gnome PackageKit ou KpackageKit.

LibreOffice no Lugar do OpenOffice

O OpenOffice foi, por muito tempo, a suíte de escritório padrão do mundo Linux. O problema é a suíte era coordenada por uma empresa, anteriormente a Sun, e agora a Oracle, que comprou a primeira. Como a Oracle tem um lado um tanto obscuro e a comunidade, que sempre auxiliou no desenvolvimento, sentiu que essa asa negra poderia encobrir o OpenOffice, foi tomada a decisão de se criar um fork, dessa vez totalmente controlado pela comunidade, que ganhou o nome de LibreOffice.

Embora a mudança inicial seja aparentemente estética novos ícones, novo splash e novo nome, já é possível notar uma sensível alteração na inicialização do programa, que está bem mais rápida, e na própria performance do mesmo.

Firefox 4: Modernidade e Rapidez

Enquanto o Firefox 3 perdia e muito em termos de velocidade para o Chromium, a versão 4 do panda vermelho veio para igualar as coisas. O Firefox 4 é mais rápido que a versão anterior e com maior compatibilidade com novas tecnologias, como o HTML5 e o CSS3.

Um outro ponto interessante é que esse lançamento do Firefox marca uma mudança importante no próprio modelo de lançamentos que a Mozilla adota. A ideia é que o Firefox acompanhe o ritmo do Chromium/Google Chrome.

Já instalou o Fedora 15? Quer saber como personalizá-lo? Esses links podem ajudar:



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Lenno Azevedo

Opinião dos Leitores

Ataliba
18 Jul 2011, 10:13
O Fedora 15 realmente está ótimo, mas em máquinas menos "abastadas" de recursos, ele dá umas engasgadas, principalmente com o nosso amigo Firefox.

Aqui, no meu micro de trabalho, que é um Positivo Mobile V56, no Fedora 15 vira e mexe o Firefox tem umas paradas bizarras e simplesmente congela.

Para isto, opero a maioria dos serviços que depende de Ajax, e outras coisas mais no Chrome, e pelo menos assim, a coisa fica mais tranquila.

Mas, como é uma versão mais inovadora, muita coisa tende a ser melhorada já no Fedora 16, quando tudo vai estar mais estável :)
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script