você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Redundância de discos (RAID1) com Debian Squeeze (para sistemas em produção)

Colaboração: João Eriberto Mota Filho

Data de Publicação: 21 de janeiro de 2011

Quem é que nunca pensou: "Eu não costumo fazer backup dos meus dados em casa ou no escritório... E se o meu HD queimar e eu perder grande parte das informações que interessam à minha vida pessoal ou profissional"?

RAID é a sigla de Redundant Array of Independent Drives ou agrupamento redundante de discos independentes. Há vários níveis de RAID, sendo que vou tratar apenas do nível um.

No nível um (RAID1), geralmente, iremos trabalhar com pares de discos pois, quando um dado é enviado para gravação, na verdade, ele é escrito, ao mesmo tempo, nos dois discos. Caso um dos dois discos falhe, o outro continuará a operar normalmente. Com isso, não teremos a perda de dados e nem da disponibilidade do sistema.

Tendo em vista o atual baixo custo dos HDs, é extremamente indicado o uso de RAID1 em todos os ambientes, inclusive em casa.

No endereço http://bit.ly/raid1_squeeze_producao, você irá aprender a implementar, facilmente, um sistema de RAID1, via software, usando Debian Squeeze.

Boa leitura!



Veja a relação completa dos artigos de João Eriberto Mota Filho

 

 

Opinião dos Leitores

Eriberto
27 Jan 2011, 11:08
Obrigado Marcelo!!!

Você está certo. Só quis dizer que a maioria das pessoas não faz backup e perde tudo porque o HD queimou.

[]s

Marcelo
24 Jan 2011, 00:42
Show a dica! Só não esqueçamos que RAID oferece disponibilidade, mas não substitui o BACKUP, pois quando um arquivo é "removido" de uma unidade RAID, ele é removido de todos os discos. E como usuários cometem enganos, nada como o bom e velho backup para retornar aquele arquivo removido equivocadamente.
Luiz Fernando P. Nunes
21 Jan 2011, 12:38
Ótima dica, aliás o Dicas-L tem sido excelente. Gostaria de parabenizar a equipe de vocês pelo serviço oferecido. Conteúdos interessantes e de alto nível, muito útil para estudantes e profissionais.

Continue assim, parabéns!!!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script