você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Redução de tamanho de arquivos png

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 19 de Outubro de 2008

Os utilitários pngcrush e pngnq podem ser usados para fazer diversos tipos de otimizações em arquivos png. Para explorar ao máximo suas funcionalidades, é preciso conhecer muito bem as características de arquivos png. Em sua forma mais simples, os comandos podem ser usados para simplesmente reduzir o tamanho das imagens. Isto é particularmente útil em websites, visto que, com imagens menores, as páginas certamente carregarão mais rapidamente, facilitando a vida e a paciência dos visitantes de seu site.

Eu fiz um teste simples, criei um dump de tela inteira de meu computador com o comando scrot. O resultado foi um arquivo de 183kb de tamanho. Após usar o comando pngcrush (pngcrush tela.png tela1.png), o tamanho do arquivo foi reduzido para 145kb.

Com o comando pngnq (pngnq tela.png), a redução foi ainda maior, o tamanho do arquivo caiu para 53kb. Em ambos os casos, eu não consegui identificar nenhuma queda visível na qualidade.

Os dois softwares são pacotes Debian e podem ser instalados com o comando:

  apt-get install pngcrush pngnq

O pacote pngcrush pode ser baixado do endereço http://pmt.sourceforge.net/pngcrush/ e o pacote pngnq pode ser baixado de http://pngnq.sourceforge.net



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script