você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Redirecionamento permanente de páginas web com PHP

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 20 de julho de 2010

Recentemente eu realizei uma mudança grande na forma como os arquivos da Dicas-L são nomeados. A nomenclatura que usei desde o início da lista, em 3 de março de 1997, tomava como base a data de veiculação. Por exemplo, a primeira dica teve o nome 19970303, consistindo de quatro dígitos para o ano (1997), dois dígitos para o mês (03) e dois dígitos para o dia (03). É claro que esta forma de batizar os arquivos transmite muito pouca informação para os visitantes do site.

Por esta razão, e com um atraso considerável, resolvi mudar o nome de todos os arquivos. Entretanto, como fazer para preservar os links que as pessoas foram criando ao longo dos anos, tanto em seus websites quanto em suas bookmarks pessoais? Eu sempre tive um grande cuidado de preservar todos os endereços originais, para evitar links quebrados nos sites das pessoas que fazem referência à Dicas-L.

A solução que descobri foi utilizar o código 301 de redirecionamento. Este código significa que a página foi "movida permanentemente" para um novo endereço. Além de tudo, este código é amigável com os mecanismos de busca, pois transfere a popularidade da página original para a nova página.

Por exemplo, para a primeira dica veiculada pela Dicas-L, eu criei um arquivo, chamado 19970303.php, com o seguinte conteúdo:

  <?
  Header( "HTTP/1.1 301 Moved Permanently" );
  Header( "Location: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/receitas_de_uso_do_comando_find.php" );
  ?>

Desta forma, todos os pedidos para o endereço original, http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/19970303.php, serão redirecionados para o novo endereço, indicado acima pela tag Location. O mesmo procedimento foi feito para todas as dicas já veiculadas. Desta forma, preserva-se todo o histórico do site, e eu posso nomear os arquivos de forma mais significativa para os visitantes.

A nomenclatura original, com a indicação de data, continua sendo usada, mas apenas de forma interna, nos programas em shell que uso para manter o site.

É preciso ser cuidadoso para não criar arquivos de redirecionamento que levam a loops infinitos. Para verificar se o que você fez está correto, use o serviço Search Engine Friendly Redirect Checker.

Referências

How to Redirect a Web Page



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Fabio Soares
28 Jul 2010, 09:34
Se seu servidor for Apache, outra forma seria utilizar o mod_rewrite.
Parabéns.
Aurelio Jargas
20 Jul 2010, 19:13
Amigo Rubens,

Será que criar um arquivo .htaccess na pasta com todas as URLs, uma por linha, não era melhor? Aí não precisa ter vários arquivos .php só pra isso. Exemplo:

Redirect 301 /dicas-l/19970303.php http://www.dicas-l.com.br/arquivo/receitas_de_uso_do_comando_find.php
Murilo Fujita
20 Jul 2010, 12:33
Mais uma grande solução com a qualidade Queiroz!
Parabéns!
Abraços!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script