você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Red Hat - Novas Políticas

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de Novembro de 2003

Esta mensagem foi escrita pelo Alexandre Oliva, que estuda na Unicamp há vários anos, desde a graduação até o doutorado, e que hoje trabalha na Red Hat.

Eu vi diversas mensagens indignadas sobre a mudança nas políticas de distribuição da Red Hat e fui conferir no site deles e em outros locais. Parece que há um mal entendido e eu estou enviando este texto do Oliva para ajudar a esclarecer esta questão.


Parece que o recente lembrete mandado pelo Red Hat Network sobre o fato de o Red Hat Linux 9 ter atingido o meio de sua vida útil (publicado em Março de 2003, com updates até Abril de 2004) está causando bastante confusão, por isso, para os que se sentiram surpresos com o lembrete, vale dar uma olhada nas URLs abaixo:

http://www.redhat.com/apps/support/errata/

A mesma página, em fevereiro: http://web.archive.org/web/20030206082133/www.redhat.com/apps/support/errata/index.html

Anúncios relacionados: http://slashdot.org/article.pl?sid=03/01/27/239231&mode=thread&tid=110 http://www.theregister.co.uk/content/4/29053.html

O que foi publicado hoje como Fedora Core 1, a primeira versão estável do Fedora Project, está em testes públicos desde Julho. De fato, na primeira versão beta pública, ainda era Red Hat Linux 9.0.9x, indicando que seria a próxima versão do Red Hat Linux, talvez 9.1, talvez 10, sabe Deus.

Percebendo que não fazia sentido continuar comercializando o produto nas caixinhas, porque quem queria comprá-lo e preferia algo com avanço mais lento e previsível costumava preferir o RHEL, e quem queria simplesmente usá-lo gratuitamente baixava os ISOs na Internet e usava, a Red Hat decidiu abrir o Red Hat Linux para participação de terceiros, a fim de formar uma comunidade mais participativa, e, como não pretendia mais comercializar as caixinhas desse produto, permitir que terceiros o fizessem.

Para isso, foi necessário mudar o nome do projeto, pois as marcas registradas que identificavam o produto, caso pudessem ser usadas de maneira comercial indiscriminadamente, perderiam seu valor legal, da mesma forma que xerox e gilete. A marca registrada Red Hat precisava ser protegida, por isso registrou-se outra marca, Fedora, e o que era Red Hat Linux passou a ser Fedora: um projeto criado exclusivamente a partir de software livre, com participação não só dos funcionários da Red Hat que desenvolviam o Red Hat Linux e o Red Hat Enterprise Linux, mas também de uma comunidade que está se formando ao redor dessa nova distribuição, mais aberta que o Red Hat Linux jamais foi.

Como diz na página do projeto, fedora.redhat.com, a Red Hat vai oferecer updates de segurança para as versões estáveis do Fedora Project. Mesmo que os updates não estejam disponíveis no RHN (não há certeza quanto a isso), o up2date foi estendido para utilizar repositórios yum e apt, e o próprio yum faz parte do Fedora Core 1. Isso oferece funcionalidade equivalente, do lado do cliente, à do up2date antigo, que só falava com of Red Hat Network, sem necessidade de registro ou pagamento junto à Red Hat. O próprio site do projeto Fedora conterá updates na forma de um repositório yum, que o up2date está configurado para usar por default, ao invés do servidor RHN.

E se você, como tantos outros, está achando o período de até 9 meses com updates curto demais, saiba que a comunidade está se organizando no projeto Fedora Legacy, que pretende oferecer updates para versões pelas quais a Red Hat já não se responsabilize mais, por um período um tanto mais longo: não só versões do projeto Fedora, mas também do próprio Red Hat Linux.

A participação dos interessados é bem-vinda, tanto para o Fedora Core, quanto para Fedora Extras (repositórios de pacotes adicionais que podem ser facilmente integrados ao Fedora Core), quanto para Fedora Legacy.

Espero que isso ajude a esclarecer a confusão. Por favor divida esses esclarecimentos com quem estiver na mesma confusão.

  Alexandre Oliva   Enjoy Guarana', see http://www.ic.unicamp.br/~oliva/
  Red Hat GCC Developer
  CS PhD student at IC-Unicamp
  Free Software Evangelist                Professional serial bug killer


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script