você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Red Hat lança seu RHEL 5.3 beta

Colaboração: Pablo Hess

Data de Publicação: 23 de November de 2008

A Red Hat anunciou a versão 5.3 beta de seus produtos Red Hat Enterprise Linux 5 (RHEL 5).

Baseado no kernel 2.6.18-120.e15, a versão beta inclui um servidor para plataformas x86, x86-64 e IBM System p e System z (ambos com processador Itanium). A Red Hat está disponibilizando uma atualização do sistema, mas alerta que sua realização pode prejudicar as configurações do sistema, serviços e definições personalizadas, e portanto recomenda uma nova instalação. Além disso, surgirão mensagens de erro caso se tente fazer a atualização com módulos do kernel instalados separadamente para GFS2. O teste da versão beta terminará em janeiro de 2009, quando deve ser lançada a versão final.

Entre os avanços está a virtualização com suporte a até 126 CPUs no hypervisor para x86-64 e novos drivers para uso do RHEL como sistema virtual sobre o hypervisor KVM. As melhorias para uso de clusters incluem o suporte a sistemas de arquivo GFS2. O suporte ao Windows Vista e 2008 é fornecido pelo Samba 3.0.32.

Essa versão do RHEL traz muitos novos drivers, incluindo atualizações para os drivers gráficos r400 e r500. O Enterprise Desktop também traz, em regime de teste, o Network Manager 0.7. As notas de lançamento (em inglês) contêm uma descrição detalhada da versão 5.3, com instruções para a instalação e detalhes sobre outras novidades.

Mais detalhes na Linux Magazine Online: http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/red_hat_lanca_seu_rhel_53_beta

Pablo Hess é editor da Linux Magazine.

Vivo ZAP (e talvez outros) no Ubuntu 8.10 pelo N95

Colaboração: Seiti Yamashiro

Há alguns dias, finalmente instalei o Ubuntu 8.10, Intrepid Ibex, em minha máquina. Fiquei sabendo pelos posts pela internet afora como ficou fácil e simples conectar-se a internet através de um modem, celular ou smartphone.

Eu já havia tentado isto com meu celular Nokia N95, mas sem ir fundo e editar arquivos de configuração, no Hardy Heron. Sem sucesso. O caso foi bem diferente agora. Vou relatar então como realizei esta tarefa, que acabou sendo muito simples. Note que testei no Vivo ZAP, mas pelo próprio wizard, ou assistente de conexão, percebi que deve ser mais fácil ainda conectar-se pela Oi, Tim e Claro. Você já vai ver o porquê.

O restante está aqui: http://seiti.eti.br/blog/2008/vivo-zap-no-ubuntu-810-pelo-n95


Instalar Apache, PHP, MySQL e PostgreSQL no Ubuntu 8.10

Colaboração: Ribamar FS

Esta dica foi testada nas versões 8.10 e 8.04 do Ubuntu mas parece que funciona em várias versões anteriores assim como em outros sabores Debian.

A instalação e configurações do Apache, PHP, MySQL phpMyAdmin e PostgreSQL no Ubuntu 8.10 com bons detalhes como a criação de um host virtual.

Até recentemente eu utilizava o Xampp para instalar o ambiente de programação para PHP, mas descobri que o Ubuntu facilita essa tarefa ainda mais sem contar que com vantagens. Uma das grandes vantagens é ter todas as ferramentas no path e por cima uma maior preocupação com a segurança.

Veja mais detalhes.



Veja a relação completa dos artigos de Pablo Hess

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script