você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Recuperação do GRUB

Colaboração: Murilo Fujita

Data de Publicação: 23 de maio de 2008

Nós sabemos que ao instalar/reinstalar o sistema proprietário faz que com o grub, gerenciador de boot, seja removido perdendo a opção de carregar o Linux.

Lembrei do antigo HD que estava com Linux instalado como da última vez que ele deu boot na minha máquina. Coloquei este HD antigo como mestre e o HD a ser recuperado como escravo.

Após o antigo carregar o sistema invoquei o grub digitando grub no shell e através do comando abaixo e obtive esta resposta:

  grub> find /boot/grub/stage1
  (hd0,6)
  (hd1,2)

Vamos interpretar. Na primeira linha aparece o indicando o HD mestre e a partição "/" (raiz do sistema ou root) é de número 6. O que nos interessa é o hd1 que é o HD escravo. E pela mensagem a partição "/" é a número 2. Bastam estes 2 comandos abaixo e depois sair com quit.

  grub> root (hd1,2)
  grub> setup (hd1)
  grub> quit

Pronto! O grub daquele HD que foi removido está recuperado! :-)

Murilo Fujita é Mestrando em Engenharia de Automação pela Universidade Federal de Itajubá

Asus colocará Linux em todas as placas-mãe

Fonte: Notícias Linux

Splashtop, versão do Linux que carrega em segundos, estará presente em 12 modelos; empresa tem intenção de colocá-lo em toda a sua linha. A DeviceVM, desenvolvedora do Splashtop - uma distribuição Linux que pode ser carregada em cerca de cinco segundos, dependendo do hardware e das configurações do usuário - anunciou que incorporará o sistema em quatro placas da família P5Q da Asus.

Segundo o gerente-geral da unidade de placas-mãe da Asus, Joe Hsieh, a empresa tem a intenção de incluir a tecnologia Express Gate - nome dado por ela ao recurso que permite o uso de aplicativos como navegador, programas de mensagens instântaneas e até o Skype, sem a necessidade de se carregar o sistema operacional - em toda sua linha de placas-mãe em resposta à boa aceitação dos usuários. A princípio, serão fabricadas um milhão de placas por mês.

O Splashtop chegou às placas da Asus em 2007 e seu lançamento comercial aconteceu no modelo M3, em janeiro deste ano. Até o fim do ano, a DeviceVM pretende colocar o Splashtop em placas-mãe, desktops e laptops de diferentes fabricantes em todo o mundo.

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=48021



Veja a relação completa dos artigos de Murilo Fujita

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script