você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Rastreamento de encomendas nos correios com funções ZZ

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 29 de março de 2012

As funções ZZ é uma criação do Aurélio Marinho Jargas. São hoje (29 de março de 2012) 133 funções. A última vez em que havia olhado, eram 65. Ainda bem que este aplicativo ainda se encontra em fase de crescimento.

São funções para tudo: criar senha, ver se o IP que o provedor te deu está em alguma lista negra, e muitas outras coisas.

A dica de hoje tem a ver com a função que permite rastrear suas encomendas, chamada zzrastreamento. Eu faço muitas compras no site chinês DealExtreme. E como a minha ansiedade geralmente é muito grande, eu acompanho o status das minhas encomendas diariamente.

Para facilitar a minha vida e diminuir a minha ansiedade, eu escrevi um pequeno script que faz esta verificação de forma automática e me envia um email com os resultados.

dx.sh

  #!/bin/bash
  
  # Zero o arquivo antes de comçar
  :> /tmp/rastreamento.txt
  
  source /usr/bin/funcoeszz
  
  while read rastreamento 
  do
    echo "==================================================================" >> /tmp/rastreamento.txt
    echo "$rastreamento ===" >> /tmp/rastreamento.txt
    zzrastreamento $rastreamento >> /tmp/rastreamento.txt
  done < codigosrastreamento.txt
  
  mail queiroz@dicas-l.com.br -s "Rastreamento Compras" < /tmp/rastreamento.txt

No arquivo codigosrastreamento.txt você coloca os códigos de rastreamento dos produtos que adquiriu.

Vejam um exemplo de saída deste comando:

  ==================================================================
  RA999999999CN ===
  Data             Local                                           Situação
  14/03/2012 08:16 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido
                  Recebido/Brasil
  04/03/2012 22:16 CHINA - CHINA                                   Encaminhado
                  Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
  04/03/2012 10:48 CHINA - CHINA                                   Postado

Vejam só, a encomenda saiu da China no dia 4 de março e chegou em Curitiba no dia 14, dez dias de trânsito. Aqui no Brasil, já estamos no dia 29, 15 dias depois da encomenda vir do outro lado do mundo, e até agora nada. Geralmente a encomenda chega, mas o problema maior é aqui no Brasil, demora entre 20 a 30 dias para sair de Curitiba e chegar em minha casa. Acho que a encomenda vem de bicicleta e o carteiro vem pedalando de costas.

E tem mais, sites como Amazon e diversos vendores do eBay se recusam a vender alguns tipos de produtos para o Brasil. E mesmo internamente, se você quiser que a sua carta saia de Campinas e chegue a São Paulo em um dia, só pagando a tarifa especial, vitaminada, do Sedex. Caso contrário, pode levar até cinco dias para cobrir 100 km de distancia.

Se os Três Patetas estivessem vivos, eu teria sérios motivos para suspeitar que eles estariam comandando as operações dos Correios.

Mas esta história não é de hoje. Leiam também um outro artigo que escrevei sobre os correios: Correios e Telégrafos - Alguém ainda acredita?.

Eu mudei o código de rastreamento acima pois tenho receio de entrar na lista negra dos Correios, alguém lá pode se ofender e mandar a minha encomenda para o /dev/null.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Paulo
05 Nov 2014, 15:12
eu sempre uso o www.minhasencomendas.com.br para rastrear minhas encomendas... eu administro vários objetos e o site me notifica via email e twitter facilitando minha vida... o serviço oferece inclusive informações mais detalhadas q os correios
Jean Bravo
23 Fev 2014, 18:32
Procuro software que faça o rastreamento em massa, uma quantidade de 90 objetos, trabalho com 2000 objetos e gostaria de algo mais rápido. Hoje utilizo o SRO dos CORREIOS mais é muito ruim. Bem se alguém souber de almo mande um e-mail. Valeu galera.
CARLOS
17 Out 2012, 11:05
Há um aplicativo gratuito no GOOGLE que faz isso e avisa automaticamente todos os passos.É o chamado REC rastreamento de encomendas dos correios. É só baixar o aplicativo no site do Google Store. Após entrar no site é só colocar digitar o nome REC no espaço PESQUISAR NA CHROME WEB STORE, depois clica no programa e ele instala, então é só ir acrescentando os códigos de rastreamentos e algumas informações para vc para saber o que siginifica e sempre que houver uma atualização, um popup se abre informando. Fica tudo armazenado para guradar. Abraço! "ABAIXO A MARÉ VERMELHA E AO SUMIÇO DE ENCOMENDAS NAS UNIDADES DE TRATAMENTO".
Sílvio
02 Ago 2012, 12:12
Os correios desculpam-se que os serviços alfandegários são independentes. Tudo farinha do mesmo saco: corrupção e incompetência.
Carlos Eduardo
06 Abr 2012, 19:04
De fato os Correios passa por grande problema pela falta de funcionários na area operacional e mesmo com este último concurso não foi resolvido, e com isso gerando alguns dias de atraso.Quanto ao atraso que sofre na Receita Federal pelas regras deles isso não vejo ninguem reclamar e o pior você não tem para quem reclamar!!!!!!
Sei disso pois trabalho na area operacional dos Correios e por várias vezes ouvi algo assim " Ahh quando comprei falaram que não tinha frete!!!! "...... Só que a tal da Receita Federal taxou o produto, e aí quem escuta? o funcionários dos Correios que não tem nada a ver com o produto taxado.
Relembrando muitos atrasos ocorrem sim pelos Correios infelismente........
e também vários pelas fiscalização da Receita Federal....
e no final muitas vezes o xing ling acaba saindo mais caro!!!!
Diego
04 Abr 2012, 00:20
Escutei no rádio hoje que 80% das encomendas do exterior vão para Receita Federal de Curitiba, o que atrasa um bocado as encomendas do exterior. Não seria culpa da receita e não dos Correios o atraso que você reclama?
Rodrigo
30 Mar 2012, 09:52
Rubens, esse é um clássico sucateamento de uma empresa governamental prá justificar uma posterior venda. Leia "A Privataria Tucana": é um padrão típico...
Luiz Puech
29 Mar 2012, 13:25
É isso aí! Não é à toa que o Zé Dirceu, junto com o Valdomiro, começaram a meter a mão inana onde? Nos Correios! É uma das estruturas mais corruptas e sanhas da história do Brasil. As tarifas não são tarifas...são roubo! Lembro-me que quando os militares (a quem devemos agraras sem fim, mas também os ULTIMOS PROGRESSOS de INFRA-ESTRUTURA feitos no país) resolveram botar o Correio pra funcionar (era PODRE!) cotaram. E afirmaram que as tarifas teriam que ser elevadas por um certo tempo, caindo sempre depois, até o "break even point". Pois tiraram os militares e as administrações seguintes olharam aquele GORDO caixa e disseram: Carái! Vamu metê a mão! E assim se cosntitui uma das organizações mais corruptas da histó ria de ste pais.
Pergunto-me: há algum dirigente que pensou que para um país desse tamanho, há que haver, basicamente uma coisa: COMUNICAÇÃO. Por contato físico (cartas e encomendas) e VOZ e etc..(telefonia).
Pois são as duas infraestruturas mais espoliantes de todos nós brasileiros...
Mas Brasília está preocupada? Teu dep. fed. (devia ser depuFEDE) está preocupado? Nada, nada!
Fica aqui o meu protesto de cidadõa brasileiro!
Alex Paulo Laner
29 Mar 2012, 13:12
Eu acho muito massa as funções ZZ, mas nesse caso eu prefiro o Muambator.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script