você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Quer ajudar em projetos de código aberto mas não sabe programar? Traduza!

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 10 de dezembro de 2013

Este é um tema sobre o qual costumo falar com alguma frequência, em especial em eventos de software livre. Neles, as pessoas se entusiasmam pelo ecossistema, percebem a dimensão do trabalho de outros, do qual se beneficiam, e querem dar alguma coisa em troca.

Claro, há projetos muito bons e sérios com os quais se pode contribuir financeiramente para que seja possível a contratação de profissionais que, em tempo integral, produzam muitas das coisas que indivíduos e empresas utilizam. Para empresas, por exemplo, costumo recomendar que façam a conta do quanto gastariam se tivessem que usar uma suíte proprietária para a edição de textos, planilhas e a criação de apresentações e considerem doar, ao menos uma parcela disso, para aqueles que propiciam a sua economia: no caso, o pessoal bacana do LibreOffice.

Mas se o seu bolso anda raso e você tem um tempo de sobra, que tal ajudar na tradução de projetos em código aberto? Hoje há ferramentas como o Transifex, onde é possível fazer um cadastro gratuito e já começar a trabalhar em um projeto de sua preferência. Se você já sabe de algum projeto que o agrada, busque por ele entre os vários que usam o Transifex nesse link. Se você não sabe nem por onde começar, dê uma chance nos do Open Technology Fund. Dentre eles, você vai encontrar os seguintes:

GlobaLeaks - uma plataforma mundial para o vazamento anônimo de informações que devem estar ao alcance da sociedade. A tradução para o português está 90% completa, um ótimo projeto para você tomar o pé da ferramenta e aprender com o que os outros já fizeram. Link direto no Transifex.

Martus - sistema para a coleta de informações sobre o abuso dos direitos humanos. A tradução para o português está apenas começando. Link direto no Transifex.

Ao contribuir para um projeto de tecnologia e conhecimento livre você passa a conviver, cada vez mais, com pessoas muito especiais, cuja meta é permitir que todos tenham a melhor qualidade de vida possível. E basta que cada pessoa contribua só um pouquinho. Serão bilhões de pouquinhos tornando-se em um esforço coletivo para melhorar o mundo em que vivemos.

Cesar Brod traduziu para o português, junto com Joice Käfer, o livro Redes sem Fio no Mundo em Desenvolvimento.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Opinião dos Leitores

Elton Peixoto
10 Dez 2013, 10:04
Bela dica
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script