você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Qual a velocidade de carregamento das páginas do seu site?

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 01 de novembro de 2012

Segundo o livro Practical Small Business Search Engine Optimization, de autoria de Jason Stearns, 50% dos usuários web esperam que as páginas dos sites que visitam sejam carregadas em menos de 2 segundos e 75% dos visitantes não retornarão ao seu site se as páginas demorarem mais de 4 segundos para serem carregadas. Uma demora de um segundo a mais para carregar uma página resulta numa perda de 7% de conversões dos produtos vendidos. Segundo o Google, 500ms adicionais para carregar uma página resultam em uma queda de 20% no número de visitantes. E por aí vai.

Então, se o seu site leva mais de 2 segundos para carregar uma página, algo precisa ser feito. Primeiro, vamos verificar este tempo. Visite o site Pingdom Full Page Test e faça o seu teste. No caso da Dicas-L, o resultado foi muito bom, felizmente :-)

Clique para ver a imagem ampliada

O que fazer então se o seu site demora muito a carregar as páginas? A primeira receita é carregar primeiro o conteúdo e deixar para depois o carregamento das barras laterais, menus, e outros itens secundários. Lembre-se, o seu visitante geralmente chega ao seu site buscando por informação e mesmo que a sua página inteira demore mais para carregar, carregue primeiro o conteúdo principal e deixe os demais componentes para depois. O mesmo livro citado acima dá mais algumas dicas muito interessantes. Tem também um serviço do Google para webmasters, chamado Page Speed Insights. Esta página também oferece um teste de velocidade (a Dicas-L conseguiu uma nota 90 em um máximo de 100 :-) e também algumas sugestões para melhorar a taxa de carregamento.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Solano
01 Nov 2012, 07:18
Sempre tive a impressão de que os sites, principalmente os nacionais e de grande audiência, carregam primeiros os anúncios/propagandas, do que o conteúdo.
Além de utilizarem cada vez mais recursos que, na minha humilde opinião, são muitas vezes fúteis e pesados.
Gustavo
01 Nov 2012, 06:12
O site http://www.webpagetest.org/ tem algumas opçoes a mais, além de ter bem mais pontos de carga da pagina.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script