você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Processo de auditoria em Unix AIX

Colaboração: Carla Cristina Alonzo Duclós

Data de Publicação: 01 de Setembro de 2006

O sistema operacional Unix AIX, dispõe de um sistema de auditoria que pode ser configurado e habilitado pelo administrador de sistemas, que permite registrar todas as ações efetuadas no servidor.

O processo de auditoria consiste num sistema que registra em logs binários as ações realizadas por todos os usuários do sistema operacional, conforme configuração definida.

Antes de iniciar a configuração da auditoria deve-se definir o local onde os logs serão armazenados e criar um filesystem específico para isso. É importante tomar o cuidado de configurar as permissões de acesso a este diretório de modo que apenas os administradores do sistema possam acessá-lo.

Após criado o filesystem, o próximo passo é configurar os arquivos que se encontram no diretório /etc/security/audit. Para configurar a auditoria precisa-se definir o que será auditado, quais usuários serão auditados e de que forma os logs serão armazenados.

Um tutorial mais detalhado sobre como configurar e habilitar a auditoria em sistemas AIX, pode ser encontrado em: http://www.cybershark.net/tutoriais/processo-de-auditoria-em-aix/


Continua aberta a chamada de trabalhos para o CONISLI 2006

Fonte: Notícias Linux

Não deixe para a última hora, cadastre seu trabalho/palestra, tutorial ou mesa de debate até 30 de setembro e venha participar trocar experiências com os principais profissionais, desenvolvedores e entusiastas de Software Livre. Não se esqueça a data limite é dia 30 de setembro de 2006.

CONISLI 2006 - Dias 03 a 05 de novembro em São Paulo no Palácio de Convenções do Anhembi. Mais informações em http://www.conisli.org / Cadastro de palestrantes.

Postada por: Rafael Machado, <rafael (a) NOSPAM idepes org br>

Comente: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1156735230.html#comentarios



Veja a relação completa dos artigos de Carla Cristina Alonzo Duclós

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script