você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Prefixos binários

Colaboração: Herbert G. Fischer

Data de Publicação: 02 de Julho de 2005

Todos os profissionais que eu conheço e conheci sempre utilizaram os prefixos do Sistema Internacional de Unidades para citar números binários, como kilobytes, megabytes, gigabytes, etc, e sempre houveram discussões sobre quantos bytes estes prefixos representavam.

Eu sempre considerei, por exemplo, 1 kilobyte como 1024 bytes, simplesmente porque se trata de uma base numérica binária e não uma base decimal. 1 kilobyte é a mesma coisa que 2^10 (2 elevado a 10) que é a mesma coisa que 1024 bytes. Mas o prefixo kilo vem de bases numéricas decimais, significando 1000 e não 1024.

Para acabar de uma vez por todas com esta confusão a International Electrotechnical Commission (IEC) introduziu os prefixos kibi, mebi, gibi, etc, e os símbolos Ki, Mi, Gi, etc para especificar múltiplos de quantidade de binários.

Os nomes são meio estranhos para nosso português e podem parecer até engraçados, mas já que existe um padrão, porque não usá-los?

Portanto:

1 kibibyte 2^10 bytes 1 KiB
1 mebibyte 2^20 bytes 1 MiB
1 gibibyte 2^30 bytes 1 GiB
1 tebibyte 2^40 bytes 1 TiB
1 pebibyte 2^50 bytes 1 PiB
1 exbibyte 2^60 bytes 1 EiB

Agora... ao comprar um HD de 200GB não se assuste ao perceber que seu HD de 200GB na verdade tem pouco mais de de 186 GiB. Isso não é um erro de cálculo nem sacanagem da fabricante do HD (pode até ser que seja), mas sim o correto em afirmar que o HD tem 200 gigabytes. Para os marketeiros, é mais chamativo falar que o mesmo HD tem 200 gigabytes do que 186 gibibytes. Além do "número" em gibibytes ser menos, o nome pode lembrar revistas de histórias em quadrinhos no Brasil... ;-)

Na minha opinião... devemos difundir e passar a utilizar a nova forma correta e sem confusões. Depende de nós, profissionais da área, para tornar isso possível.



Veja a relação completa dos artigos de Herbert G. Fischer

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script