você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Prazo de Validade de Registros DNS

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 10 de Novembro de 1999

Cada consulta a um servidor DNS é respondida com um registro contendo a informação desejada e adicionalmente um prazo de validade, ou TTL (Time to Live), especificando por quanto tempo aquela informação pode ficar armazenada. Após o vencimento do prazo de validade a informação deve ser descartada e o servidor de nomes original deve ser consultado novamente.

Computadores somente se comunicam através do número IP. Se eu digitar em meu browser web algo como http://www.disney.com, o meu computador precisa antes de tudo consultar um servidor DNS e obter, a partir do nome, o número IP correspondente.

O problema é que a maior parte dos administradores de redes não se preocupa em especificar um valor correto para o TTL dos registros DNS. Geralmente fazem um "copy|paste" de registros já definidos. Desta forma, mesmo para computadores que não mudam o endereço IP com frequência, o prazo de validade é em média de 24 horas. Ou seja, todos os dias,o meu servidor DNS precisa contactar o servidor DNS do domínio em questão e perguntar pelo dado novamente. Isto torna a Internet como um todo mais lenta (são mais informações trafegando), o correio eletrônico também sofre com isto e assim por diante.

Então, na minha campanha de melhoria da Internet, que começou com o alerta pelo não uso da auto-resposta no correio eletrônico, verifique, caso você seja responsável pelo serviço DNS de sua empresa, se os registros possuem um valor de TTL apropriado.

Se você não sabe o que é DNS, uma boa introdução pode ser encontrada na Revista de Informação e Tecnologia do Centro de Computação da Unicamp, no endereço http://www.revista.unicamp.br/navegacao/index4.html, artigo "Introdução ao DNS".



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script