você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Porteus - Distribuição GNU/Linux para Kiosks Web

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 28 de junho de 2016

A distribuição Porteus Kiosk é uma implementação leve do sistema operacional Linux, que restringe sua utilização a um browser web. Ao término do boot do sistema operacional, o browser web é automaticamente carregado abrindo uma página web selecionada. O histórico de navegação e senhas não são salvas, e diversos itens de menu são desativados para garantir a segurança do ambiente e impedir o acesso direto ao sistema. O usuário consegue acessar apenas a página web selecionada.

Se o browser for reiniciado, todo o cache é apagado e o browser é aberto novamente com uma sessão completamente limpa, garantindo assim que tudo comece novamente do zero.

O sistema pode ser usado como um kiosk internet público em escolas, bibliotecas, cafés, hotéis, centros turísticos, etc. Uma outra possibilidade é o uso do sistema para exibir informação, anúncios, imagens ou vídeos. Pode também ser usado como uma estação diskless em empresas que utilizam browsers como sua principal ferramenta de trabalho, como por exemplo, em empresas de suporte ao usuário.

O sistema pode ser instalado em CDs ou DVDs, drives USB, disco rígido, dispositivos SSD/eMMC ou qualquer outra media bootável. A imagem padrão tem aproximadamente 60MB porém o tamanho da imagem customizada pode variar dependendo do browser e componentes adicionais selecionados. A distribuição oferece suporte para mais de 5.000 tipos de impressoras conectadas diretamente ao computador ou por meio da rede.

Crédito das imagens: Portal Porteus-Kiosk

Saiba mais

Este texto foi traduzido e adaptado do portal da distribuição Porteus-Kiosk



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script