você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Portal do Software Público ganha novas soluções durante o Fisl9.0

Colaboração: Corinto Meffe

Data de Publicação: 18 de maio de 2008

O Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) ganhou duas novas soluções na quinta-feira, dia 17 de abril, durante a abertura do 9º Fórum Internacional de Software Livre, realizado em Porto Alegre (RS). A disponibilização do Sistema de Apoio à Gerência Unificada de Informações (Sagui), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Sistema Bilhetador de Impressão (Curupira), desenvolvido pela Caixa Econômica Federal são os novos sistemas que estarão disponíveis no portal.

O documento foi assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, e pela vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal, Clarisse Copetti.

O Sagui é uma ferramenta de gestão de computadores em rede que utilizam sistema operacional GNL/Linux e é capaz de automatizar as atividades de instalação, customização, atualização, correção e monitoramento de estações de trabalho e servidores. É uma ferramenta voltada para o uso em redes corporativas, principalmente as que estão distribuídas em diferentes pontos geográficos porque permite a gerência centralizada e a otimização do suporte técnico.

Já o Curupira permite que cada unidade de uma empresa gerencie seus gastos com papel e outros insumos de impressão, estimulando o uso racional de equipamentos e materiais. A solução adota padrões abertos e aderentes à política de software livre do governo federal. Segundo os desenvolvedores desse software, o nome Curupira é uma alusão ao ser folclórico que, segundo a crença popular, habita as florestas e é protetor das árvores e animais.

Essas são as primeiras soluções disponibilizadas pelo Serpro e pela Caixa no Portal do Software Público. Além dessas, outros 14 softwares desenvolvidos por órgãos públicos já estão disponíveis no portal e acessíveis à sociedade mediante cadastramento.

Compartilhamento

Administrado pela SLTI, o Portal do Software Público inaugura um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública ao compartilhar soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Cerca de 18 mil pessoas participam das comunidades de compartilhamento do Portal. O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, conseqüentemente, a melhoria do atendimento à população.

Entre elas está o Coletor Automático de Informações Computacionais (Cacic) que verifica diversas informações sobre o hardware e o software das estações de trabalho. Também está disponível nesse portal o Ginga que é o middleware - camada de software intermediário - da Televisão Digital Brasileira.

Para disponibilizar soluções do setor público no Portal do Software Público Brasileiro é preciso entrar em contato através do correio eletrônico <guialivre (a) planejamento gov br>.

Fonte: Comunicação da SLTI www.softwarelivre.gov.br



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Corinto Meffe

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script