você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Portable Parte 1 - Instalando o Firefox Portable

Colaboração: Gustavo André de Freitas

Data de Publicação: 22 de junho de 2008

Com esse artigo inicio uma série sobre os programas conhecidos como portable, feitos com a finalidade de levarmos em um pen drive ou outro dispositivo móvel, como o Ipod ou um HD externo, nossos programas preferidos e suas configurações personalizadas.

A popularização do pen drive, em boa parte devido à redução dos preços e aumento da capacidade de armazenamento, despertou nos desenvolvedores a idéia de criar esses programas, em grande parte baseados em programas já existentes e conhecidos, como o Firefox, Thunderbird, 7-Zip, Filezilla, Gimp, Openoffice.org, entre tantos outros.

Portable, portátil em tradução livre, são programas desenvolvidos com a finalidade de serem instalados em pen drives ou qualquer outro dispositivo móvel com capacidade para suportá-los. A principal característica desses programas é que eles não precisam de arquivos temporários para funcionar e por isso podem ser instalados fora do disco rígido do computador.

Iniciaremos falando do Firefox Portable Edition 3.0 Beta. Esse programa é extremamente útil em várias situações, por exemplo, você precisa acessar a internet em um computador público, como uma lan house, e não quer correr riscos de que seus cookies e passos fiquem registrados nesse computador, ou ainda precisa de seus favoritos e outras configurações no momento do acesso. Outra situação em que ele é muito útil é se você quiser testar o Firefox sem instalar em seu computador, basta baixar, instalar no pen drive e testar a vontade.

A instalação é muito simples. Após baixar o programa no seu computador (não precisa baixar diretamente no pen drive), proceda como uma instalação normal de um programa, clicando sobre o ícone da instalação e seguindo as instruções até chegar em Choose Install Location. Nesse momento é que a instalação de um portable se diferencia das instalações normais no HD. Clique em Browse, selecione seu dispositivo móvel e escolha a pasta onde vai ficar a instalação do Firefox Portable, clique em Ok e Install.

O processo de instalação terá início e pode demorar em torno de 5 minutos dependendo de sua conexão USB.

Ao concluir a instalação clique em finish e pronto, seu Firefox Portable está instalado e agora você pode abri-lo e configurá-lo de acordo com suas necessidades. Ele está em inglês mas existe um plugin para o português disponível na internet.

Para abrir o programa, acesse seu pen drive e entre na pasta em que salvou o Firefox. Clique em FirefoxPortable e o browser iniciará.

Mais informações sobre os programas portable disponíveis visite www.portableapps.com.

Gustavo André de Freitas, www.gfsolucoes.net


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Gustavo André de Freitas

Opinião dos Leitores

Rodrigo
03 Mai 2011, 15:10
Muito bom, me ajudou bastante a instalar progamas portable, não só o Firefox, como muitos outros ;D
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script