você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Por que contribuir para o Dicas-L

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 15 de outubro de 2013

Cheguei a gloriosa marca de 100 dicas para o Dicas-L. Aqui não estou contando os artigos para a minha coluna. Há muitas razões pelas quais contribuo para este queridíssimo portal, mas a principal, até hoje, remete-me à primeira palestra do Rubens Queiroz de Almeida que assisti: preguiça!

Em minha lida com software livre sempre encontro um sistema aqui, outro ali, um aplicativo legal para tratar imagens, diversas formas de diagnosticar, acelerar e recuperar um sistema. Enfim, muitas coisas que leio, descubro, acho fantásticas e esqueço. Claro que eu poderia usar as muitas ferramentas disponíveis para armazenar estas coisas todas. Mas e a preguiça? É muito mais fácil e rápido escrever uma dica para o Dicas-L e, quando eu esqueço, uso o Google (cuja caixa de busca personalizada está convenientemente disponível no portal) e deu pra bola!

Uma outra razão é a memória, ou a falta dela. Quando escrevemos, de alguma forma ajudamos a cabeça a fixar melhor as ideias com as quais trabalhamos. Aqueles que me conhecem melhor logo percebem, de acordo com as dicas que escrevo, qual o trabalho com o qual estou envolvido - ou qual é o hobby novo ao qual me dedico durante um intervalo de poucos dias. Quando preciso retomar um determinado trabalho, sei que as ferramentas que preciso estão descritas, na forma de dicas rápidas - e muitas delas escritas por outros - no portal do Dicas-L.

Há também a questão da gratidão. Uso o Linux desde 1993. Aprendi muita coisa graças a muita gente boa que, livre e abertamente, deixou seu conhecimento disponível para que eu me aproveitasse dele. Nada mais justo que retribuir e, voltando um pouco à preguiça, o Dicas-L é a forma mais fácil de fazer isso!

O público do Dicas-L é respeitável, formador de opinião e absolutamente crítico! As notas dadas às dicas, a popularidade que cada uma alcança e os comentários recebidos sempre são, de um lado, motivo de orgulho e, de outro, um incentivo à melhora contínua. O pessoal é exigente mesmo! Para conseguir uma nota acima de três é preciso caprichar na dica! Mas o público também é amigo e, por isso, o Dicas-L é um excelente lugar, também, para a divulgação dos trabalhos com os quais nos envolvemos. Quando criamos uma dica, há um espaço de Informações Pessoais, bem no final do formulário, onde sempre dá para colocar uma propagandinha discreta.

O Dicas-L é uma extensão do currículo profissional. Quem está buscando emprego ou quer oferecer serviços na área de tecnologia, hoje, deve contar com um portfolio facilmente acessível de realizações. Um empregador ou contratante podem até ficar buscando por seus códigos no Sourceforge, GitHub e quetais, mas se você anuncia seus projetos na forma de uma dica útil sobre eles, rapidamente você atinge um público que poderá expor seu trabalho de forma muito mais ampla.

O Dicas-L usa o poder multiplicador, exponencial das mídias sociais. Cada dica vira um tuíte que pode ser retuitado e comentado. Um conjunto de botões, ao final de cada dica, permitem ao leitor levá-la ao Facebook, Google +, ou mandá-la por email a outros interessados.

Também tem o fator competitivo. Estou em segundo lugar na corrida, faltando pouco mais de 1.500 artigos para alcançar o Rubens! Chupem Alessandro Silva, Bruno Buys e Alessandro de Oliveira Faria! :-P Quero ver me alcançarem agora!

E você? Quais as suas razões para contribuir com o Dicas-L?

Cesar Brod tem mil e uma razões para contribuir com o Dicas-L

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

Opinião dos Leitores

Silvio
26 Out 2013, 20:26
Posso contribuir como?
Posso indicar sites de aplicativos ?
Trabalhos de terceiros, interessantes ?
Murilo Fujita
17 Out 2013, 23:31
Gostaria de contar uma historiazinha aproveitando a nota pessoal do Cesar Brod.
Eu era graduando de engenharia e tínhamos um grupinho que estudava GNU/Linux. Um dia conversando com os amigos, um deles me chamou e uma pessoa que não tinha nada conosco perguntou se eu era o autor de uma publicação do Dicas-L. Ao responder a ele que sim, comentou: "então as pessoas que escrevem lá existem mesmo!". Eu fiquei muito lisonjeado em saber que ele consertou o computador com o texto que escrevi.
Viva o Dicas-L!
Arkanon
15 Out 2013, 12:16
Outra forma de ficar mais acima na lista de autores é tendo um nome que comece com uma letra mais para o fim do alfabeto... :-p
Tafarel Carvalho
15 Out 2013, 11:16
Para refletir: Antes eu lia com o objetivo de atingir as 100 paginas, 200, etc.. Mas agora mudei e prefiro entender bem o objetivo daquele texto do que acelerar pra chegar nas centenas.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script