você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Popularidade do Scrum no Google (metodologia ou rugby?)

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 19 de dezembro de 2012

Recentemente ministrei uma palestra sobre o Scrum para o pessoal da Aiesec de Porto Alegre. O primeiro slide que mostrei foi um da recente palestra do Jeff Surtherland (criador do Scrum, com Ken Schwaber), onde ele mostra o crescimento do número de oferta de empregos para aqueles que trabalham com o Scrum: de 20.000 em julho de 2012 para 220.000 em dezembro de 2012.

Há bastante tempo uso os alertas do Google para manter-me atualizado sobre as novidades da metodologia. No início eu recebia, como efeito colateral, muitas notícias sobre rugby. Normal, já que em 1986 a primeira analogia entre esportes e desenvolvimento de produtos, tomando como exemplo o scrum no jogo de rugby, foi feita no artigo "The New New Product Development Game", de Takeuchi e Nonaka. Hoje, porém, os novos posts sobre o Scrum como metodologia ganham, de lavada, das notícias sobre o scrum do rugby na internet.

Alguns exemplos (chave usada no formulário de pesquisa entre parênteses):

Resultados da pesquisa genérica, no Google, apenas com o termo (scrum): 24.700.000
Resultados da pesquisa, excluindo o termo rugby (scrum -rugby): 23.500.000

Mas façamos a pesquisa de uma outra forma:

Resultados da pesquisa onde o termo scrum aparece dentro dos resultados de buscas relativas a metodologia, software, agilidade (software OR methodology OR metodologia OR process* OR agil* intext:scrum): 165.000.000

Note que usei process* e agil* para pegar também palavras como processo e agile.

Resultados da pesquisa onde o termo scrum aparece dentro dos resultados de buscas relativas a rugby (rugby intext:scrum): 41.500.000

Chupa Rugby! :-p

Cesar Brod é colunista do Dicas-L, fã do Scrum e não entende bulhufas de rugby. Seus textos sobre Scrum e métodos ágeis estão compilados em um guia de aprendizagem no endereço http://brodtec.com/scrum.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script