você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

PHPSurveyor - software livre de criação de questionários on-line

Colaboração: Marcelo Araujo Franco e Renata A. Fonseca del Castillo

Data de Publicação: 06 de Outubro de 2004

Este artigo foi publicado no Boletim EAD do Centro de Computação da Unicamp. O Boletim EAD é uma publicação mensal e os números anteriores podem ser consultados no web site do projeto.

Introdução

O PHPsurveyor é um software livre desenvolvido com o objetivo de preparar, publicar e coletar respostas de questionários. Uma vez criado um questionário, ele pode ser publicado on-line (questão por questão, grupo a grupo de questões ou tudo em uma página). O PHPsurveyor permite definir como as questões serão mostradas e variar o formato dos questionários por meio de um sistema de padrões (templates). Fornece ainda uma análise estatística básica sobre os resultados dos questionários.

O PHPSurveyor possui a capacidade de gerar Tokens individualizados (chaves), de forma que apenas a pessoa que receber um token poderá acessar o questionário. Tokens são informações enviadas para a lista de pessoas, que você quer convidar para participar de um questionário, de forma a permitir maior controle do questionário disponibilizado pela Internet.

Site do projeto PHPSurveyor

O PHPSurveyor foi desenvolvido está hospedado no site [SourceForge.net (http://sourceforge.net], que é o maior site de software livre do mundo, hospedando gratuitamente milhares de projetos. O site do projeto PHPSurveyor está localizado em http://phpsurveyor.sourceforge.net/. O projeto é administrado por Jason Cleeland e conta com dez colaboradores. O sistema foi programado na linguagem PHP e utiliza o banco de dados MySQL.

A SourceForge.net pertence a Open Source Development Network, Inc. ("OSDN"), uma das mais dinâmicas comunidades de mídia da Web, com cerca de 9 milhões de visitantes por mês. A OSDN, por sua vez, é uma subsidiária da VA Software Corporation, uma empresa fundada em 1993, com sede em Fremont, California.

O site do PHPSurveyor disponibiliza informações sobre documentação, FAQ, Fóruns, Download, demo, templates. Dentre essas informações, o demo é uma ótima opção para conhecer o software, permitindo, a quem quiser conhecer o PHPSurveyor, utilizar todos os recursos oferecidos, sem nenhuma limitação, a não ser o tempo em que o questionário ficará disponível no site do PHPSurveyor. O questionário fica disponível apenas alguns dias, podendo ser apagado a qualquer hora pelos usuários da área de demo ou pelos administradores.

Como o PHPSurveyor é um software livre pode-se fazer o download a partir da página principal do projeto do software. Além da última versão disponível (pre-release 0.98finalRC1 - em 07/2004), estão disponíveis outras versões. As informações para instalação do PHPSurveyor também estão disponíveis da página do projeto no item faq (frequently asked questions). As dúvidas surgidas com o uso posterior do software podem ser discutidas nos Fóruns também acessíveis a partir da página do projeto.

O usuário poderá fazer download de templates de designers alternativos para o formato dos questionários, assim como de arquivos de idiomas, que permitem usar o PHPSurveyor traduzido. Como ainda não havia a tradução do software para português, a equipe de ead da Unicamp providenciou uma tradução, que utilizamos em nosso servidor.

Criação de questionários

O PHPSurveyor possui a figura de um administrador que é o responsável pela geração dos questionários que serão respondidos pelo público alvo. Ao criar um questionário o administrador preenche um formulário com várias informações e definições, entre elas o período em que o questionário pode ser respondido. Todo questionário é criado vazio e as questões podem ser agrupadas por assuntos, categorias ou qualquer outro tipo de classificação.

Para isso o software permite a criação de grupos de questões. O PHPSurveyOR permite a criação de diferentes tipos de questões, como por exemplo: múltipla escolha, lista, múltipla escolha com comentários, descritiva com resposta longa, descritiva com resposta curta, sim ou não, entre outras.

As questões podem ser obrigatórias ou não dentro de um mesmo questionário. Elas também podem ser exportadas em formato SQL para utilização posterior em outros questionários. Todas as questões podem ser editadas e modificadas, inclusive o tipo delas, enquanto o questionário não estiver ativado para ser respondido pelo público alvo. Uma vez ativado o usuário não poderá mais modificar o tipo da questão.

Ativação dos questionários

Ativar um questionário significa torná-lo apto aos usuários que o responderão, ou seja, o sistema gera acesso ao questionário que poderá ser respondido e terá todas as respostas armazenadas. Os questionários podem ser disponibilizados de forma aberta na Web ou liberados de maneira a só permitir o acesso às pessoas que recebem um token, ou seja uma "chave" de acesso.

Relatórios

Depois da ativação, o administrador do PHPSurveyor pode visualizar a qualquer momento os questionários respondidos. Há dois tipos básicos de visões dos resultados. A primeira visão apresenta os registros de todos os questionários recebidos, detalhando o que foi digitado em cada questão. As respostas podem ser listadas na seqüência que foram recebidas ou na ordem inversa. A segunda visão oferece as informações estatísticas, indicando o número de escolhas nas opções de cada questão e sua respectiva porcentagem. O sistema permite escolher as questões que terão suas estatísticas exibidas.



Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Araujo Franco e Renata A. Fonseca del Castillo

 

 

Opinião dos Leitores

John
10 Jun 2012, 14:52
Alguma outra alternativa?
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script