você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

PHP - Palestra de Ramus Lerdorf

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Junho de 2001

Na semana passada estive em Porto Alegre, participando do II Forum Internacional de Software Livre. O evento foi simplesmente fantástico e eu vou tentar transmitir algumas das coisas que vi e aprendi por lá.

Um dos pontos altos, dentre muitos, do evento, foi a palestra do criador do PHP, Ramus Lerdorf. A palestra, muito didática e profissional, nos exibiu desde conceitos básicos do PHP até certas coisas inacreditáveis que se pode fazer com esta linguagem simples e muito poderosa. Na apresentação foi demonstrado o uso de animações Flash criadas online, criação automática de arquivos PDF, criação de imagens e muito mais.

Só para lembrar, o sistema Rau-Tu de perguntas e respostas foi inteiramente desenvolvido em PHP. Além de poderosa esta linguagem propicia um desenvolvimento extremamente rápido.

Durante as perguntas perguntaram ao Rasmus qual era o futuro do PHP. Ele respondeu que não fazia a menor idéia, pois quem determinava a evolução do PHP eram seus usuários. Ele afirmou também que esta prática de se determinar o que os usuários irão querer no futuro é completamente equivocada ... Também nesta linha ele citou um exemplo interessante. Em uma de suas esperas em aeroportos ele resolveu investigar o formato de uma imagem gerada por sua camera digital e descobriu que diversas informações são gravadas juntamente com a imagem propriamente dita. Resolveu então criar uma função que extrai automaticamente estes dados do arquivo gerado ao se criar uma imagem em uma camera digital. E assim o PHP vai crescendo :-)

A palestra ministrada em Porto Alegre e muitas outras estão disponíveis em http://conf.php.net. Além deste endereço, para quem ainda não conhece PHP, vale a pena uma visita aos endereços http://www.php.net, a home page oficial do projeto e também aos tutoriais em http://www.php.net/tut.php e http://www.php.net/manual. Uma lista de livros que pode ser adquirida para um auto estudo de PHP pode ser encontrada em http://www.php.net/books.php.

E para encerrar, a apresentação foi feita com um software feito em PHP e ele utilizou recursos simplesmente fantásticos. Para saber mais sobre esta apresentação veja em http://conf.php.net/, a primeira apresentação da página, "PHP Presents".



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script