você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Para que serve uma TAG

Colaboração: Francisco Amado

Data de Publicação: 03 de fevereiro de 2008

Para que serve uma TAG

Primeiro o que são Para que você possa apreender o que são as tags, vamos começar explicando o sentido da palavra. Tag em inglês (a maioria das palavras na linguagem da internet são originadas do inglês) significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que usamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos auxiliar na identificação dos objetos.

As tags são etiquetas que não aparecem na tela do computador, mas que servem para orientar alguém. Quem? Os robot que são os programas dos mecanismos de busca e que vasculham as páginas da web e recolhe as informações contidas nessas etiquetas. Por exemplo, uma das informações que ele recolhe é o título da página, a qual precisa estar devidamente etiquetada, para que o robot "saiba" o que ela contém.

Exemplo: Digamos que você procura em porto alegre nos mecanismos de busca "comunicação gráfica e digital" digite esta palavra.

O que acontece: O robot é um programa e, nestas circunstâncias, é instruído a recolher as informações que estão contidas dentro das etiquetas. Para ser mais específico, no exemplo do título, ao entrar na página, ele se depara com várias instruções, e uma delas é a seguinte: title. Isto significa que o nome da etiqueta (tag) é title (=título). Vamos supor que o título da página seja "Comunicação gráfica e Digital".

A tag título ficará assim: Comunicação gráfica e digital

O robot vai enviar para o banco de dados do mecanismo de busca que a etiqueta título tem o seguinte conteúdo: "comunicação gráfica e digital". No banco de dados esta informação será usada, juntamente com outras, para classificar a página e colocar a página em uma ou várias listas.

A parte descrita acima você não viu, mas na tela de seu computador vai aparecer uma lista com os resultados que o robot já tinha classificado como tendo mais probabilidade de satisfazer sua busca.

Prestando a atenção você vai perceber como não é fácil aparecer em uma busca. Os resultados apresentados sempre aparece desta forma RESULTADO 1-10 DE APROXIMADAMENTE (TANTAS MIL) PARA "COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DIGITAL" Aquelas tantas mil que aparece é o numero de páginas existente para aquela palavra que você digitou. Só para você ter uma idéia de como uma grande parte dos websites não aparecem nos mecanismos de busca.

Se você entrar no Google e digitar a palavra chave "alimentos e bebidas porto alegre" procurando um restaurante ou pizzaria em porto alegre existem aproximadamente 518.000 mil páginas com esta palavra, mas o primeiro website que é listado, é um site de busca de produtos e serviços de porto alegre "www.jconexao.com.br" o segundo é um website do governo, após o yahoo respostas, e em seguida, o website da veja.

Neste contexto eu pergunto o que você conclui é o Google que não sabe listar as páginas ou são os donos de pizzarias e restaurantes que não otimizaram suas páginas?

Quantas vezes você procurou alguma coisa nos diversos mecanismos de buscas e ficou aborrecido porque ele apresentou uma lista enorme, entretanto não tinha exatamente aquilo que você buscava? Não é verdade?

Mas não basta ter tags nos códigos fonte, além disso, é preciso o trabalho detalhado de cadastramento em mecanismo de busca.

Conclusão se sua homepage está sem etiqueta ou tags ela não vai ser identificada pelos robot que analisam a web e conseqüentemente sua página não vai figurar na palavra chave que um dos milhões de internautas procuram.

Francisco Amado é Editor do site de busca de porto alegre. Consultor de Marketing Desenvolve trabalho de otimização de sites, criação gráfica e de websites (http://www.jconexao.com.br)

Oportunidades para desenvolvedores

Colaboração: Jean Ferri

O Interlegis publicou vários editais para a contratação de profissionais que trabalham com software livre, para as funções de analista e consultor, dando suporte à infra-estrutura de redes, analisando requisitos de novos sistemas e desenvolvendo aplicativos de software livre.

Os interessados deverão enviar currículo por e-mail, com pretensão salarial, preferencialmente em formato PDF, para o endereço <curriculo (a) interlegis gov br> até o dia 10/02/2008 (comprovado pela data de envio), indicando obrigatoriamente no "Assunto" da mensagem o código do respectivo edital que a pessoa deseja concorrer.

Se você atinge os requisitos obrigatórios para concorrer às vagas, estamos aguardando o seu currículo.

Mais informações e acesso aos editais podem ser obtidos diretamente no portal do Interlegis: http://www.interlegis.gov.br/



Veja a relação completa dos artigos de Francisco Amado

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script