você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Para que serve o arquivo /etc/securetty

Colaboração: Francisco Aparecido da Silva

Data de Publicação: 20 de setembro de 2010

Afinal o que é o arquivo securetty, qual sua função?

Este é mais um modo de proteger o root (ou superusuário) indicando em quais tty's ele pode fazer login. Administradores cuidadosos criam um ambiente onde o root, não faça login de qualquer maneira, evitando assim problemas sérios de segurança. Ao remover as entradas deste arquivo, o root não fará login em qualquer tipo de terminal, obrigando assim o uso do su ou sudo.

Referências: man securetty

Francisco Aparecido da Silva trabalha atualmente com administração de redes e aulas na graduação na www.santacruz.br com segurança de sites. Utiliza Gnu/Debian como sua distro linux preferida tanto em servidores quanto nos desktops. Blog Pessoal http://blog.silva.eti.br.


Veja a relação completa dos artigos de Francisco Aparecido da Silva

 

 

Opinião dos Leitores

fernando
26 Mar 2011, 15:39
Nesse mesmo arquivo existem outras referências além dos tty1, tty2, etc ... tais como vc/1, vc/2, ... e console.
O que são essas outras referências?
Leandro
20 Set 2010, 18:08
É verdade Lenilson concordo plenamente, temos que tempos em tempos que reaprender o que sa sabemos, mas acabamos esquecendo. tenho no meu email uma pasta somente para as dicas-l. gosto muito de receber as novidades, e de ser lembrado tambem.
Francisco
20 Set 2010, 14:44
Legal Elenilson, na verdade eu gosto destas pequenas descobertas e sempre que posso contribuo neste espaço que o Dicas-l proporciona. Abraço.
ELENILSON
20 Set 2010, 10:00
É INTERESSANTE...ESTUDO O LINUX(UNIX/LIKE) HA 10 ANOS E ACHO DE SUMA IMPORTANCIA ESTES PEQUENOS COMENTARIOS E INFORMAÇÕES SOBRE DETERMINADO COMANDO OU ARQUIVO, QUANDO AGENTE COMEÇA A INSTRUIR SOBRE O LINUX CHEGA UMA DETERMINADA HORA QUE NÃO TEMOS MAIS O QUE REPASSAR E ACHAMOS QUE VAMOS CAIR NA MESMISSE DE ESTAR BATENDO AN MESMA TECLA O TEMPO TODO, DE CERTA FORMA ISSO ESTÁ CORRETO, MAS NECESSÁRIO. CONTINUEM ASSIM, MESMO ESTUDANDO HA 10 ANOS O LINUX AINDA PRECISO REAPRENDER O QUE EU JÁ CONHECIA(MAS ACABAMOS ESQUECENDO).

ABRAÇOS
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script