você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Palm com linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de Fevereiro de 2006

Comprei um Palm Zire 72 a uma semana e estava me perguntando, como vou sincronizar esse novo brinquedo com o Linux (uma vez que só uso Linux tanto em casa quanto no trabalho), assim uma rápida busca pela internet me deu a reposta que eu queria:

  • É possível transferir arquivos entre o linux e o palm (tanto via usb, serial ou bluetooth)
  • É possível também sincronizar seus contatos, ToDo, emails, ou seja, aproveitar tudo que seu palm oferece!

Preparando o terreno

Os softwares (todos livres) que usarei como exemplo são

pilot-link para a comunicação

JPilot para armazenar/editar/sincronizar seus dados

Os módulos de USB do kernel devem estar compilados (como módulos ou built-in), porém não entrarei em detalhes sobre a compilação do kernel.

Se você não modificou seu kernel (usa o que veio na distribuição) provavelmente os você já tem os módulos para usb)

Instalando os softwares

Baixe a última versão dos softwares, em especial o pilot-linkm para habilitar a função de transferir arquivos direto pro cartão (SD/MMC)

O último release quando postei esse artigo era a v0.12.0-pre4

Úsuarios do debian, gentoo e outros podem usar seus respectivos programas como o apt e o portage para baixar o pilot-link e o JPilot, mas observem bem as versões.

Mão na massa

Com os softwares baixados e instalados corretamente vamos ao primeiro exemplo, usando o JPilot, vamos baixar todas as informações do palm para o programa, aonde podemos editar tudo e reenviar para o palm.

Primeiro abra o JPilot:

# jpilot

Vá em File -> Preferences aba> Settings -> Serial Port e coloque /dev/ttyUSB1 (para o nosso caso que é a conexão via usb).

Feito isso clique em done, clique no botão HotSync do seu palm, clique em cancelar (isso é uma gambiarra para que o /dev/ttyUSB1 seja criado) e clique em Sync no JPilot (o desenho do HotSync), em baixo, no console do JPilot aparecera a mensagem:

  ****************************************
  Syncing on device /dev/ttyUSB1
  Press the HotSync button now
  ****************************************

Portanto, siga a mensagem e aperte o botão de HotSync do seu Palm, se tudo correr bem, várias mensagens surgiram e seus contatos, compromissos, calendario e etc apareceram no JPilot.

Transferindo arquivos

Para a transferência de arquivos pode-se usar o pilot-xfer, aplicativo que faz parte do pilot-link, na verdade o pilot-xfer é a principal ferramenta do pacote pilot-link.

Exemplos de uso do pilot-xfer:

Listando arquivos do palm

# pilot-xfer -p /dev/ttyUSB1 -l

A opção -p¹ serve para indicar a porta em que ocorre a comunicação entre o Palm e o PC, a opção -l serve para listar os arquivos que estão no Palm. ¹// o -p pode ser substituido pela variável de ambiente PILOTPORT, por exemplo: export PILOTPORT=/dev/ttyUSB1//

Listando os cartões presentes no Palm

# pilot-xfer -p /dev/ttyUSB1 -C

Assim você terá um retorno do tipo:

  Filesystem     Size       Used       Free  #  Card name
  VFAT on MMC  894976  128165888  127270912  1  /Cartão

Ou seja, você tem um cartão do tipo MMC, formatado como VFAT e seu nome é /Cartão, essa última informação será bastante útil veja porque:

Listando arquivos do cartão no palm

# pilot-xfer -p /dev/ttyUSB1 -l -D /Cartão

A única opção diferente nesse caso é o -D, que vai modificar o -l para listar o que esta em /Cartão.

Enviando arquivos para o palm

# pilot-xfer -p /dev/ttyUSB1 -i arquivo.prc

A opção -i faz a instalação de um arquivo no palm (pode ser um arquivo pdf, xls, doc, prc, mp3 etc. tanto faz).

Enviando arquivos para o cartão do palm

O -D funciona também com o -i, portanto para enviar um arquivo direto pro cartão MMC basta fazer:

# pilot-xfer -p /dev/ttyUSB1 -i filme.avi -D /Cartão

Conclusão

Não é pelo fato de se usar linux que você vai deixar de utilizar todas as funções de seu palm, e melhor, você não fica preso a uma solução, mas sim tem o poder da escolha!

Não deixe de dar uma olhada no man do pilot-link e do pilot-xfer, e também no site do pilot-link que tem uma tabela com links de aplicativos que também podem sincronizar com o seu palm.

Bom proveito, e qualquer dúvida sinta-se livre para enviar um e-mail para mim!



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Edson Donizete do Amaral
10 Mar 2011, 15:12
Aproveitei as dicas do Rubens Queiroz de Almeida e consegui transferir arquivos para o meu velho Palm Zire m150. Tive que proceder as seguintes alterações para obter sucesso, onde se lê /dev/ttyUSB1 mude para usb: e tudo funcionará bem. Só não testei com cartão adicional, pois o modelo de Palm que eu tenho não possui este recurso. O teste foi realizado com sucesso num notebook Samsung R430 com Ubuntu 10.10 i386.
Luiz Ferraz
26 Fev 2011, 21:48
Também tenho um Zire 72s, comprado na época do seu lançamento, e me recuso a abandona-lo. Eu só o trocaria por um Palm T|X, mas depois que a HP comprou a Palm, para encontrar um só usado. O que gosto no T|X é o wireless e a tela mais generosa. Eu uso o JPilot para sincronizar, mas me parece que ele só copia arquivos para a memória interna e não para o cartão de memória. Deparei-me então com seu excelente tutorial e passei a usar o pilot-link para transferir arquivos diretamente para o cartão de memória, usando o pilot-xfer. Facílimo e rápido! Muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos, permitindo outros como eu a crescer mais. Para mim essa é a grande história da Internet: compartilhar. Grande abraço!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script