você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Ouvindo sua própria entrada de linha

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 11 de setembro de 2013

Eu nunca consegui entender porque desktops e notebooks não vêm com rádio. Sim, rádio FM, aquele que todo mundo ouve e se diverte. O rádio tem uma grande função social, existem muitas regiões do Brasil onde só o rádio chega. Existem rádios comunitárias, que integram e facilitam a vida cotidiana de muita gente.

E antes que você me diga que existem rádios online, tente ouvir uma usando o 3G.

Há vinte anos atrás, quando eu fiz curso de eletrotécnica, um circuitinho de rádio já era uma coisa baratinha. Um rádio é um dispositivo tão simples que é usado didaticamente para ensinar eletrônica. O sinal chega por uma antena (qualquer coisa metálica pode ser uma antena), as frequências das rádios são separadas usando um capacitor variável, e pronto, o sinal pode ser enviado para o amplificador e alto-falantes.

Incluir um rádio num projeto de placa-mãe hoje em dia deve custar - meu chute - próximo de zero reais! Então fica a dica: se você é fabricante de computadores, que tal incluir um rádio no seu projeto?

Então, como o meu notebook infelizmente não tem rádio, eu comprei um radinho para ouvir nele. Pluguei a saída de linha dele na entrada do note, mas cadê som?

Com o Audacity verifiquei que a entrada de som estava funcionando bem, pois era possível gravar a entrada do rádio. Mas o comportamento esperado era poder ouvir som simplesmente habilitando os volumes de entrada e saída. Da entrada de linha para as caixas, sem precisar de nenhum programa dedicado.

Pesquisei na internet e descobri que era necessário carregar um módulo específico do pulseaudio:

pactl load-module module-loopback

"pactl" está no pacote pulseaudio-utils

O loopback faz com que apareça um novo dispositivo no controle de volume do pulseaudio, e som da entrada de linha é habilitado na mesma hora (no meu caso, o radinho).

Para editar o sistema e tornar a mudança permanente:

  echo "load-module module-loopback" >> /etc/pulse/default.pa

(como root)

Isso insere o módulo de loopback no default do pulseaudio.

Feito isso, você deve conseguir ouvir sua entrada de linha simplesmente com os controles de volume de som. Para gravar sugiro o Audacity mesmo.

Isso foi feito em Debian Wheezy com pulseaudio e alsa.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Opinião dos Leitores

CARLINHOS
08 Ago 2015, 21:29
CARA! QUE BACANA! MUUITO ÚTIL! PARABÉNS!
bruno buys
11 Set 2013, 16:57
Cesar e Tafarel,
Usei um tocador de mp3 e rádio estilo "Music Angel" (https://duckduckgo.com/?q="music+angel"+player). Não são todos iguais, alguns tem saída de linha, outros não.

Mas na verdade poderia ser um celular que tenha rádio habilitado. Você pluga a saída de linha do cel na entrada de linha do pc, e também pode usar o usb pra alimentar o cel se desejar ouvir por muito tempo sem se preocupar com bateria.

Cesar, sim, reparei que quando habilitou a entrada de linha habilitou também o microfone embutido do note. O loopback faz estas duas coisas. A entrada pra mic externo ainda não testei.
E de fato, havia microfonia. Melhor dizendo, havia eco. Então agora estou curioso pra testar seu parâmetro, hoje de noite quando chegar em casa :).

E vocês me lembraram do meu professor de eletrotécnica ensinando como construir um rádio que captava frequências da polícia...
Cesar Brod
11 Set 2013, 13:54
Tafarel, mostrei para a minha filha Ana Luiza, há um tempo, como usar o computador como amplificador para um rádio de galena. Basta usar o circuito que está em http://brodtec.com/radio-gaga e ligar a saída para o fone de cristal na entrada de microfone do computador, e aí usar o truque do pactl aí da dica.

Mas dá pra fazer coisas bem mais interessantes com rádios definidos por software ligados na entrada USB, um bem barato é esse aqui: http://www.amazon.com/DVB-T-Receiver-Low-Cost-Software-Defined/dp/B008XFDHWW

Aqui em Lajeado, o professor Alexandre Wolf da Univates faz chover com rádios definidos por software, captando até as transmissões da Curiosity em Marte.
Tafarel Carvalho
11 Set 2013, 11:57
Sempre pensei nisso, oq acha de uma antena na linha de microfone e um software para reproduzir a Rádio igual nos celulares! Poderia ser USB tbm ou na linha de entrada. Mas q radinho é esse q vc usou?
Cesar Brod
11 Set 2013, 07:42
Bruno, isso é útil também para o pessoal que gosta de Karaokê e quer ouvir sua voz amplificada, junto com a música, em programas como o Performous (http://performous.org/). Nesse caso, para evitar a microfonia, utilize o parâmetro latency_msec, como no exemplo a seguir:

pactl load-module module-loopback latency_msec=1
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script