você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Outros IM

Colaboração: Aurelio Akira Mello Matsui

Data de Publicação: 25 de Março de 2003

Eu recebi 26 mensagens apontando um erro da mensagem de ontem, ao dizer que o Kopete era o único cliente ICQ que fazia o download da lista de contatos. Estou reproduzindo a seguir a mensagem do Aurelio, que sintetiza os principais pontos das mensagens que recebi.


Gostaria de acrescentar algumas informacoes à ultima dica.

O GNOMEICU tambem faz a importação da lista de usuarios. Alem disso, ele tem a vantagem de criar um icone do tray do KDE. Existe tambem um applet para o desktop GNOME para controlar o GNOMEICU. Este applet é muito pratico, pois integra perfeitamente um botaozinho do GNOMEICU no seu desktop, não ocupando muito espaco e passando avisos de recebimento de mensagens. Outra coisa interessante a respeito do GNOMEICU é que existe um plugin para o GKRELLM que o controla.

Outra alternativa interessante é o GAIM. Ele foi feito especificamente para ser um client do AIM, mas pode ser usado, via ativação de plugins, para lidar com o protocolo ICQ, MSN, YAHOO e outros que eu nunca tinha ouvido falar antes.

O GAIM é muito util para não se ter varias janelas de IM abertas ao mesmo tempo. Eu já testei com sucesso as funcionalidades de chat em grupo no MSN usando o GAIM sem problemas. Este software é capaz, inclusive, de avisar quando voce recebeu algum e-mail e abir a janela do seu navegador com o conteudo do e-mail com um clique apenas. A integração do GAIM com o desktop pode ser feita com a utilização de um icone no tray.

Ambos, GNOMEICU e GAIM, sao bastante flexiveis. Permitem o chamado automatico de comandos em Shell assim que as mensagens chegam. Essa funcionalidade pode ser muito util para se fazer log de conversas, ou mesmo (num cenario meio ficção cientifica e perigoso), ativar e desativar algumas coisas na sua maquina à distancia.

Já tentei utilizar, sem muito sucesso o CENTERICQ, criado por um dos criadores do protocolo ICQ. Este CENTERICQ tem a vantagem de executar em um shell, mas algumas versoes fizeram a minha lista de contatos ficar danificada.

Minha dica final para quem gosta de IM é testar varios (GAIM, GNOMEICU, KOPETE, etc..) e ver qual se adequa melhor às suas necessidades.

Links:



Veja a relação completa dos artigos de Aurelio Akira Mello Matsui

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script