você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Oscilação de Energia - Cuidados

Colaboração: José Luis Silveira

Data de Publicação: 01 de Junho de 2001

Fontes de alimentação de equipamentos, economia e os danos provocados quando

há oscilação de energia

As fontes de alimentação utilizadas nos micros, monitores, aparelhos de fax, televisores, videocassetes e outros equipamentos modernos e atuais são do tipo chaveada, equipamentos mais antigos se utilizam fontes lineares. As fontes lineares empregam pesadíssimos transformadores e uma boa parte da potência consumida é perdida na forma de calor,cerca de 40 a 50%, ocupam grandes espaços e são de fácil manutenção utilizando semicondutores simples tais como diodos e transistores associados a capacitores.

Já as fontes chaveadas cada vez mais leves,e confiáveis, têm um rendimento bastante elevado, com eficiências entre 70 e 80%. Decorrente desta eficiência, as perdas na forma de calor são baixas. Não requerem grandes transformadores e daí serem leves. Porém seus circuitos são mais complexos funcionam em altas freqüências e geram ruído mais eletromagnético que as às tradicionais fontes lineares demandando o uso de filtros especiais . O custo das fontes chaveadas é muito menor que o das fontes lineares, daí se trocar tais dispositivos em vez de consertá-los

Para os micros, dispomos dois tipos de fontes chaveadas: AT e ATX, e seu funcionamento básico é o mesmo. Os micros mais antigos usam as do tipo AT, que fornecem tensões +5, +12,-5 e -12 Volts e um sinal denominado Power Good. A placa mãe está constantemente monitorando este sinal e ao ser detectada alguma alteração a placa mãe, em teoria, "resseta" o sistema.

As fontes ATX, mais modernas apresentam novos recursos, complementando os anteriores,. Foi acrescido um sinal denominado +5VStand by o qual permanece ativo desde que a fonte esteja conectada a uma tomada . A sistemática de ativação foi alterada, "chicote" de ativação da fonte foi dispensado e a chave de energização do painel passou a ser conectada à própria placa mãe, a qual conta com um circuito especial de ativação. Este sinal (+5VStand by) garante um suprimento de um mínimo de energia a dispositivos tais como placas de rede, modems, teclados e a própria placa mãe permitindo que estes possam 'acordar' a fonte ATX , este sinal viabiliza o recursos de inicialização rápida conhecidos por Suspend to RAM (STR) e Wake on Lan .

Assim sendo, se deve ter bem mais cuidado ao manipular um micro com tecnologia ATX, para o desligamento total, devemos desconectar o cabo de força da tomada, mas devido à atuação do +5VStand by quando se conecta de volta o cabo de força, tais equipamentos podem se ligar automaticamente. Isso não só acontece com os micros, acontece também com TVs e Videocassetes. no caso mesmo no estado de Power OFF estão energizados, aguardando um sinal do controle remoto.

Da mesma forma quando há falta de energia, ao retornar,isto também ocorre os equipamentos se ligam. Porém quando há oscilação de energia (quando fica piscando), tais equipamentos ficam num estado de liga e desliga, liga e desliga, oscilando, o que com certeza pode vir a danificá-los.

A comissão de Energia declarou ser da responsabilidade das Distribuidoras, o ressarcimento de danos que possam vir a ocorrer devido aos apagões, mas aí é uma outra estória, para tal teremos que ir a uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência BO e só depois ir reclamar os direitos. O melhor é desconectar com antecedência aparelhos das tomadas. Isto se "eles", das Concessionárias, forem bonzinhos e nos e avisarem com antecedência o apagão.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de José Luis Silveira

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script