você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

OS RENEGADOS, ATO II

Colaboração: Daniel Zilli

Data de Publicação: 04 de Novembro de 2004

Continuando a busca por novas celebridades, me deparei com algumas verdades. E a principal delas é: existem centenas de programas para aquilo que não precisamos e pouquíssimos para aquilo que realmente queremos. Mas porque será que isso acontece? Simples, aquilo que realmente precisamos é muito mais complexo do que aquilo que não queremos. Um exemplo. Para você ou sua empresa um programa de mensagem instantânea como ICQ, MSN pode ser irrelevante, mas esses programas existem as pencas. O que você precisa é de um gestor comercial ou melhor ainda, você quer um ERP livre, certo? Então desculpe em lhe informar, mas esses sistemas são raros (para não dizer inexistentes no Brasil). É óbvio que a demanda por esses sistemas são grandes, mas seu desenvolvimento é complicado.

Mesmo assim vejo luzes no fim do túnel. Uma é o apoio do governo federal em pró do Software Livre. Vemos isso claramente em editais através do Finep. Muitos projetos realmente bons foram aprovados pelo governo e já estão recebendo as verbas. Espero que tudo aquilo que foi colocado no papel se concretize, pois irá fazer do Brasil um país ainda mais livre.

Uma outra luz são os nossos heróis anônimos que na grande maioria das vezes, mesmos sozinhos idealizam, começam e mantém projetos. Está incluso também nesse segmento as empresas pequenas e médias que acreditam e investem em Software Livre. Apesar de ainda ser muito, mas muito pequeno mesmo; esse número está crescendo. Parabéns a todos vocês! E quem sabe quando ajudar ou desenvolver projetos que irão beneficiar não somente as pessoas envolvidas, mas o país em que elas vivem virá moda, não teremos um monte de gente prontas para nos ajudar?

A seguir mais alguns aplicativos que podem vir a ser útil para você:

  • Orbe - Este é um dos nossos heróis anônimos. Ele é o único software livre em sua categoria. Somente quem conhece esse mercado (hotéis) sabe o quão caro é um sistema com qualidade para hotelaria. Vale apena um investimento nesse segmento, ainda mais se o software for livre!

  • GNUTeca - Atenção escolas e universidades! O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. Juntamente com o SAGU2 (em desenvolvimento) será a solução dos seus problemas.

  • Nou-Rau - A funcionalidade do sistema Nou-Rau consiste em receber documentos digitais em diversos formatos, convertê-los para texto puro e, em seguida, indexá-los com o software htdig, que é também usado para fazer consulta à base de dados.

    Vou agora mostrar alguns estrangeiros:

  • Scribus - Adeus PageMaker! O Scribus chegou e veio com tudo! Editoração eletrônica com qualidade e profissionalismo agora é com o Scribus. Algumas partes do sistema já estão traduzidas, mas quer um conselho? Vá aprender inglês!

  • Sodipodi - Será que o Corel Draw está com os dias contados? Claro que não! O Corel sempre vai existir, mas que vai perder mercado isso vai ... ou não?. O Sodipodi está na área e promete muito. Claro que se existir incentivo$ ou empresas por trás ajudando, a situação fica ainda melhor. Mesmo assim, já se pode fazer muita coisa boa com a atual versão.


 

 

Veja a relação completa dos artigos de Daniel Zilli

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script