você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

OS RENEGADOS, ATO I

Colaboração: Daniel Zilli

Data de Publicação: 16 de Outubro de 2004

Com a revolução da internet, ficou muito mais fácil encontrar soluções para os nossos problemas, pelo menos àqueles relacionados a informação, ou a falta dela. Um marco excepcional na história da informática é o Software Livre. Isso porque, alguns anos atrás, tínhamos apenas duas opções básicas para a aquisição de software: ou comprávamos ou pirateávamos um sistema. Como pirataria não se faz, ficou somente a opção de comprar o software, certo? Não!

O Software Livre já não é mais uma tendência ou alternativa, é uma realidade que todos já vivenciam ou vivenciarão de forma direta ou indireta. Mas ao pensar, falar ou escrever o termo Software Livre, o primeiro sistema que vem a nossa cabeça é o Linux. Alguns mais afortunados já conhecem o OpenOffice, apache, entre outros. Mas temos nesse mundo de bits e bytes, milhares de Softwares Livres que estão a espera de se tornarem "famosos". Os nossos renegados não estão excluídos por falta de qualidade ou qualquer coisa parecida, ao contrário, são excelentes alternativas (não gosto muito dessa palavra, pois passa a impressão que o software nunca será uma realidade ou número um.), mas desconhecidas. Vou passar neste e nos próximos artigos, alguns dos "renegados" para que finalmente encontrem a luz! Como um bom nacionalista, será dada prioridade ao sistemas brasileiros.

ADMINISTRAÇÃO GERAL

  • Sistema Processa - Quem disse que não temos um ERP em software livre, de produção totalmente nacional e pronto para ser usado? O Sistema Processa é um completo gerenciador para empresas de pequeno e médio porte. Possui características para ser utilizado em indústrias e comércio em geral, bem como, distribuidoras com controle eficaz das comissões sobre vendas. Por ser Software Livre, não possui nenhuma restrição sobre sua utilização, nem modificações feitas para atender particularidades específicas de cada modelo de negócio.

  • GNUBis- Para quem gosta do CRM aqui vai uma solução. A GnuBis fornece uma poderosa ferramenta de administração de contatos e relacionamentos. Cadastre seus clientes, fornecedores, funcionários e até mesmo, potenciais clientes. Registre dados e importantes eventos relacionados a estes contatos. Gerencie as atividades de sua equipe.

  • Sisdados - Criado há mais de 7 anos, o Sisdados é um sistema de retaguarda para supermercados. Atende a todas tarefas administrativas de um estabelecimento com muita simplicidade, mas sem deixar de lado a qualidade e integridade dos dados.

  • Folha Livre - É um software de folha de pagamento primariamente direcionado à realidade brasileira. Visa fornecer ao departamento de pessoal, agilidade e facilidade na elaboração de folhas de pagamentos, permitindo um controle eficiente das informações. Poderá ser utilizado por qualquer empresa, tanto pública quanto privada.

  • WebEstoque - Controle de estoque, o mais completo possível. Próprio para a internet, num formato HTML/Perl, encontra-se em expansão. Tem o objetivo de controlar completamente o estoque, contas a pagar/receber, funcionários, clientes, produtos, vendas e fornecedores de uma empresa.

  • Prololi - O Prololi é uma alternativa livre para informatizar locadoras de vídeo. Prololi significa "programa de locadora livre".

Todos são projetos, nos quais, sua colaboração é muito importante. O costume de querer receber tudo já pronto deve acabar. Claro que você não é obrigado a ajudar e muito menos contribuir com o sistema que utiliza, mas que fique claro então, de não reclamar se está faltando isso ou aquilo no seu sistema. Contribua da sua maneira, e veja como é bom fazer parte de algo que beneficiará milhares de pessoas.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Daniel Zilli

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script