você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Os Pinguins do Linux

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 18 de Julho de 2002

O assunto de hoje tem muito a ver com uma mensagem anterior minha, onde eu falava sobre o livro "IdeaVirus", de autoria de Seth Godin.

Diversas empresas criaram broches com o pinguim do Linux. A maioria delas, é claro, colocou o seu nome no broche. A IBM por sinal fez um usando um colete azul, muito simpático. O interessante é que a maioria das pessoas não usa estes broches. Não cairam na graça do povo.

Já a Cyclades fez um broche que não tem nenhuma identificação da empresa. Mas todo mundo sabe que o broche é da Cyclades. Na primeira install fest de GNU/Linux que fizemos aqui na Unicamp, eu pedi ao pessoal da Cyclades que me enviasse alguns brindes, entre os quais o famoso pinguim. No dia do evento, quando eu disse que ia distribuir o pinguim como brinde, todo mundo condicionou o recebimento ao pinguim da Cyclades. Interessante, não?

O fato é que o mundo está mudando. O Seth Godin chamou o esquema de marketing tradicional de marketing de interrupção. Ou seja, você está fazendo algo que gosta, como ver sua novela, e periodicamente é interrompido para ver os comerciais. No Brasil já está pegando a moda de operadoras de cartão de crédito, bancos, etc, ligarem para nossas casas oferecendo produtos, o que é terrível. Somos interrompidos em algo que estamos fazendo (lendo, jantando, vendo televisão), o que aborrece enormemente. O pinguim com o nome de uma empresa não é exatamente o marketing de interrupção, mas incomoda muita gente. Muitos não gostam de fazer o papel de outdoor ambulante.

Eu achei a estratégia da Cyclades genial. Fez um broche que todo mundo gosta de usar, ajuda a divulgar o GNU/Linux e o seu nome está na cabeça de todo mundo. Sem aparecer no broche :-)

Legal a idéia, não? Vamos repetir? Infelizmente não dá. Se voce quiser promover a sua empresa agora, fazendo um pinguim neutro, quem vai levar o crédito foi quem teve a idéia primeiro. A não ser que você consiga criar um broche de pinguim realmente revolucionário e que mexa com as pessoas.

Por falar em pinguim, a Dicas-L também tem o seu. Veja em http://www.dicas-l.com.br/tux/tux_dicas-l.mpg (formato MPEG) ou em http://www.dicas-l.com.br/tux/tux_dicas-l.rm (formato Real).



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script