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Os 10 Mandamentos Anti-Spam para os Usuários de e-mail

Colaboração: Renata Cicilini Teixeira

Data de Publicação: 27 de Agosto de 2004

Quando se fala em segurança de redes, uma das comparações muito utilizadas é a que se refere ao usuário como sendo o "elo mais fraco da corrente". Assim, há um consenso entre os profissionais da área de segurança da informação sobre a necessidade da educação e conscientização do usuário sobre os cuidados e as melhores práticas para uso da rede. Esta realidade se repete quando o assunto é o spam. Afinal, usuários conscientes se tornam importantes aliados no combate ao spam.

Em busca de uma maneira bem-humorada de conscientizar os usuários sobre o spam, resumi os "10 Mandamentos Anti-Spam para os Usuários de e-mail". São eles:

  1. Não pratique spam. Conheça e siga a Netiqueta: é um bom começo!

  2. Não responda a e-mails de spam, pois assim estará confirmando a legitimidade do seu e-mail e, com certeza, não sairá mais da lista do spammer.

  3. Não se envolva em discussões com spammers, pois estas são desgastantes, improdutivas e não apresentam resultados positivos.

  4. Não repasse vírus, correntes, boatos, lendas urbanas e quaisquer outras histórias mirabolantes, nem tampouco fraudes ou golpes. Quando tiver dúvida sobre a legitimidade do remetente do e-mail ou da veracidade do conteúdo deste, não o repasse. Convém verificar as informações recebidas. Para tanto, recomenda-se consultar sites confiáveis, especializados em manter dados sobre os mais recentes vírus, códigos maliciosos, boatos, correntes, fraudes e golpes que trafegam na Internet. Em caso de fraudes, é recomendado consultar o site oficial da empresa ou instituição citada no e-mail, ou ainda entrar em contato com o suporte ou atendimento ao cliente da referida empresa.

  5. Tenha sempre um antivírus instalado e atualizado periodicamente, de maneira automática e/ou pré-agendada.

  6. Não faça download, execute ou instale quaisquer arquivos anexados a e-mails sem antes checá-los com um antivírus, mesmo que tenham sido recebidos de pessoa conhecida ou lista de amigos.

  7. Não faça download, execute ou instale quaisquer arquivos de sites não confiáveis. Mesmo obtendo arquivos em sites confiáveis, recomenda-se sempre verificar as assinaturas digitais destes.

  8. Preserve seu endereço de e-mail. Uma boa dica é ter endereços de e-mail distintos para compras on-line, para disponibilizar em websites, para o trabalho e o uso particular.

  9. Reclame dos spams recebidos. Não acredite nos spams que falam: "apenas delete", "clique aqui para ser removido da lista", etc., pois, quase sempre estes são meros artifícios, como tantos outros utilizados para enganá-lo.

  10. Use uma ferramenta anti-spam. Atualmente, os filtros têm sido um importante aliado no combate ao spam.

Sobre a autora

Renata Cicilini Teixeira é bacharel e mestre em Ciências da Computação pela USP de São Carlos. É GCIH e auditora líder em BS 7799. Trabalhou no Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Atualmente, trabalha na área de Segurança da Informação no CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. As principais áreas de interesse da autora são segurança da informação, tratamento de incidentes de segurança, políticas de segurança, auditoria e análise forense, além de spam. A autora ministra cursos e palestras sobre temas relacionados às suas áreas de interesse. Pode ser contatada por meio do e-mail: <rciciteixeira (a) uol com br> e também mantém uma home-page, onde disponibiliza referências e artigos: http://www.cicilini.com.br

No dia 2 de setembro, às 19h, a Renata fará o lançamento de seu livro Combatendo o Spam:Aprenda como Evitar e Bloquear E-mails Não-solicitados na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi de Campinas.o



Veja a relação completa dos artigos de Renata Cicilini Teixeira

 

 

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