você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

OpenOffice.org Portátil em Português e com Verificador Ortográfico

Colaboração: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Data de Publicação: 03 de Outubro de 2006

O OpenOffice.org e sua versão brasileira BrOffice.org é um conjunto de softwares que merece nosso respeito e mais atenção. Há um grupo muito coeso de colaboradores, pelo menos é o que parece, desenvolvendo muita coisa boa por aí e a substituição do Office rival nunca foi tão fácil.

Inclusive há notícia de que na versão 2.0.4 do OpenOffice estará aceitando extensões como o bem sucedido Firefox, ainda não sei bem como será, mas acredito ser mais um passo à frente.

O objetivo dessa minha contribuição por aqui é tentar facilitar a utilização do OpenOffice em instituições de ensino, laboratórios, LAN houses, na lua e em qualquer lugar.

OpenOffice.org Portátil

OpenOffice_Portable_2.0.3_en-us.exe

A vantagem em se ter o OpenOffice Portátil, rodar em disco USB tipo Pen Drive, não é nem o fato dele ser portátil, mas o fato de não ser necessário instalar, basta copiar a pasta para a unidade de disco desejada, e isso facilita muito a vida de quem irá disseminar nas várias máquinas da empresa ou instituição de ensino.

Execute o arquivo acima e selecione uma pasta ou unidade para extração dos arquivos, pronto, já temos o OpenOffice.org portátil, porém em inglês, o que não ajuda muito em termos de correção ortográfica.

O OpenOffice portátil é para Windows, logo, todas as versões tratadas aqui são para Windows.

BrOffice.org

BrOffice.org_2.0.3

Não encontrei mais aquela opção de tradução da interface, por isso, a solução encontrada foi instalar o BrOffice.org em pelo menos uma máquina, fazer umas soluções técnicas avançadas e depois copiar essa pasta com a versão traduzida para todas as demais máquinas.

O próximo passo é instalar o BrOffice.org 2.0.3, caso já tenha uma versão mais antiga instalada não há problema, o método abaixo funciona também, desde que seja versão 2.

Encontre as seguintes pastas do BrOffice.org, normalmente estão em: C:\Arquivos de programas\BrOffice.org 2.0 e copie-as para a pasta c:\temp

  1. \help
  2. \licenses
  3. \presets
  4. \program\resource *
  5. \readmes
  6. \share

Apenas a pasta resource, mas antes de copiá-la para o destino, crie a pasta program para manter a estrutura de pastas.

Sei que não são todos os arquivos necessários para nosso objetivo, mas é tão mais simples copiá-los todos do que ficar explicando quais arquivos deverão ser copiados. Agora mova essas 6 pastas acima para a pasta do OpenOffice.org Portátil: C:\OpenOfficePortable\App\openoffice sobrescrevendo todos os arquivos quando solicitado.

Já está funcionando em português, mas antes da disseminação em massa, ajustemos o idioma.

Verificador Ortográfico

Verificador Ortográfico

A versão 2.0.3 do BrOffice.org já vem com o Verificador para 1.400.000 palavras, então não é necessário baixar nenhum arquivo, basta abrir o OpenOffice.org que já está em português, clicar em **Ferramentas Opções Configurações de Idioma** e selecionar Português (Brasil) em tudo.

A partir da próxima utilização, o seu OpenOffice.org Portátil já estará a pleno vapor em Português (Brasil) e poderá ser disponibilizado na rede ou mesmo copiado para as diversas máquinas.

Considerações Finais

Visite o site do BrOffice.org a verifique que no menu a esquerda há vários projetos, dê uma olhada em alguns deles, tenho certeza que se você ainda não conhece, se surpreenderá!


Licitação de Software Livre na Câmara Municipal de Timóteo

A Câmara Municipal de Timóteo em Minas Gerais abriu uma licitação audaciosa para contratação de softwares livres administrativos.

Precisamos divulgar entre a comunidade para que as empresas que desenvolvem software livre participem desta licitação, mostrando que esse modelo é viável, evitando assim que a licitação seja cancelada ou alterada por falta de opções.

Esse modelo de licitação pode servir como base para que outras instituições públicas voltem suas atenções ao mundo do software livre. Por favor ajudem a divulgar!

Mais informações em http://www.camaradetimoteo.mg.gov.br/detalhe_noticia.asp?release=251



Veja a relação completa dos artigos de Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script