você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Oito anos de Funções ZZ

Colaboração: Aurélio Marinho Jargas

Data de Publicação: 06 de março de 2008

Criadas em fevereiro de 2000, as Funções ZZ acabaram de completar oito anos de existência. Neste período, vários projetos livres nasceram e sumiram, mas as funções conseguiram perseverar. Para comemorar esta conquista, foi lançada a versão 8.3, repleta de novidades.

Esta versão nova é um divisor de águas no desenvolvimentos do programa. O código foi completamente rescrito, visando segurança, legibilidade e facilidade de manutenção. Com comentários em português e algoritmos simplificados, seu código-fonte é um prato cheio para estudantes de Shell Script. Está tudo muito claro, fácil de entender.

Outra grande mudança é que agora o UTF-8 é a codificação padrão das funções, garantindo seu funcionamento nos sistemas modernos e acabando de vez com os problemas de acentuação. Os usuários que ainda utilizam o ISO-8859-1 não foram esquecidos, pois há também uma versão especial que vai funcionar em seus sistemas.

Agora o funcionamento correto das funções é garantido por uma suíte de testes automatizada que conta com mais de 550 verificações, fazendo um controle de qualidade rigoroso. Uma equipe de voluntários roda estes testes em diversos sistemas, ajudando a encontrar e resolver problemas. Há também duas funções novas: zzbyte para conversões entre grandezas de bits e zztool para validação de textos e arquivos.

Para completar este processo de amadurecimento das funções, o seu site www.funcoeszz.net foi remodelado, ficando mais intuitivo e fácil de encontrar as informações. Que tal uma visita agora para conhecer melhor as funções?

Funções ZZ é um software livre 100% nacional que reúne dezenas (65 atualmente) de mini-aplicativos de linha de comando, que funcionam no Linux, Mac e Windows. São várias funções em shell Bash para cálculos com datas, validação de CPF/CNPJ, arrumar nomes de arquivos, gerar senha, buscar notícias na Internet, obter o resultado da Mega-Sena, consultar a Wikipédia, pesquisar no Google e traduzir textos, entre outras. A dupla de autores é Aurélio Marinho Jargas e Thobias Salazar Trevisan.



Veja a relação completa dos artigos de Aurélio Marinho Jargas

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script