você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O Programa GhostScript

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de Abril de 1998

Muitos documentos são distribuídos na Internet no formato PostScript. A maioria das impressoras pessoais, entretanto, não suportam este formato.

Existe um utilitário, de domínio público, chamado GhostScript, que permite vários tipos de operações sobre arquivos postscritp, tais como a sua visualização e impressão.

Para a impressão, que é a necessidade mais frequente, o programa GhostScript transforma o arquivo postscritp no mapa de bits correspondente. Por exemplo, para uma impressora HP, que utiliza a linguagem PCL, o arquivo postscritp é convertido em um formato que a impressora entenda. Desta forma, virtualmente qualquer impressora, por meio de emulação, pode fornecer suporte ao formato postscript.

Existem versões para Unix e Windows disponíveis. As versões para Unix pode ser encontradas em ftp://ftp.unicamp.br/pub/gnu. As versões para Windows requerem os seguintes arquivos:

  http://ftp.unicamp.br/pub/simtelnet/win95/print/gs403fn1.zip
  http://ftp.unicamp.br/pub/simtelnet/win95/print/gs403ini.zip
  http://ftp.unicamp.br/pub/simtelnet/win95/print/gs403w32.zip
  http://ftp.unicamp.br/pub/simtelnet/win95/print/gsview21.zip

Coloque estes arquivos em um mesmo diretório. Comece a instalação a partir do programa GhostView, que é uma interface para o programa GhostScript. O programa GhostView está contido no arquivo gsview21.zip. A instalação é bastante simples e realiza também a instalação do programa GhostScript e a configuração do ambiente.

Os programas citados acima são para ambiente 32bits (Windows95 ou WindowsNT). Existem também versões destes programas para Windows3.1.

Estes programas encontram-se no repositório de ftp anônimo da Unicamp e pertencem à coleção Simtelnet. Para acessar o repositório de ftp anônimo da Unicamp via Web, utilize o endereço http://ftp.unicamp.br.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script