você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O Perigo das Patentes de Software

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 16 de Agosto de 2003

Guru do software livre no SENAC

Richard Stallman dá palestra sobre "O perigo das patentes de software"

O Fundador do Projeto GNU, Richard Stallman, estará no Brasil no próximo dia 25 de agosto, às 14 horas, para proferir uma palestra sobre "O perigo das patentes de software", que terá lugar no Salão Nobre do SENAC, localizado à rua Dr. Vila Nova, 228, na Consolação, São Paulo, Capital.

O projeto GNU foi lançado em 1984 por Richard Stallman, para desenvolver o sistema operacional GNU, de forma a permitir aos usuários de computadores usarem um software livre, acessível a todos. Hoje, o sistema operacional GNU/Linux é utilizado por cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.

Richard Stallman é o autor da GNU Compiler Collection, um compilador otimizado portável, projetado para suportar diversas arquiteturas e linguagens, suportando atualmente mais de 30 arquiteturas e sete linguagens de programação. Graduado em física pela Universidade de Harvard em 1974, Stallman trabalhou no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, aprendendo a desenvolver sistemas operacionais. Richard Stallman foi agraciado em 1991 com o Prêmio Grace Hopper da Association for Computing Machinery, pelo desenvolvimento do primeiro editor Emacs. Doutor honoris causa pelo Royal Institute of Technology da Suécia, recebeu em 1998 o prêmio pioneiro da Electronic Frontier Foundation e, em 1999, o Prêmio Yuri Rubinski. Em 2001, foi pela segunda vez doutor honoris causa, desta vez pela Universidade de Glasgow para, em 2002, ser eleito para a National Academy of Engineering.

O vasto curriculum de Richard Stallman irá decerto atrair as atenções para a sua conferência, a qual conta com a parceria do Governo Eletrônico da Prefeitura da cidade de São Paulo.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo telefone (11) 3868-6900.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script