você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O Gimp - Desfocagem por movimento

Colaboração: André Milani

Data de Publicação: 14 de Setembro de 2005

O GIMP é um software livre para criação, edição e tratamento de imagens. A cada dia que passa mais pessoas estão utilizando-o, pois além de não cobrar nada, possui todas as funcionalidades de programas concorrentes e muitas mais!

Esta dica é sobre realçar um objeto ou parte de uma imagem por meio do uso de desfocagem por movimento.

Por base, será realçada o botão "TALK" na imagem a seguir:

Habilite a ferramenta de seleção elíptica. Caso o objeto fosse de outro formato, outras ferramentas de seleção poderiam ser utilizadas. Crie uma seleção o mais parecida possível com o botão do telefone, como mostra a figura a seguir:

Como o objetivo é desfocar todo o exterior da seleção, inverta o resultado atual por meio das teclas <CTRL + I>.

Antes de aplicar o efeito de movimento, utilize o efeito de "Enevoar". Este efeito irá fazer com que a aplicação do desfoque ocorra gradativamente de dentro para fora, iniciando com intensidade baixa (pouco desfoque próximo ao botão) e aumentando até as bordas da imagem. Para isso, clique em "Seleção -> Enevoar...", e utilize um valor aproximado de 10% da largura de sua imagem (neste caso, foi utilizado 30).

Para finalizar, aplique o efeito "Filtros -> Desfocar -> Borrão de Movimento...". Preencha-o com os valores:

  • Tipo de borrão = Zoom;
  • Comprimento = 10 (pode ser um pouco mais ou um pouco menos);
  • Centro do borrão (X, Y) = Tente posicionar o centro do efeito junto com o centro do objeto à ser realçado, para evitar que o movimento fique como mostra a figura abaixo:

E pronto! Após configurar o centro do borrão, sua imagem estará com o objeto em questão destacado, com aparência profissional, como mostra a figura a seguir:


André Milani é autor do livro GIMP - Guia do Usuário, da editora Novatec, um livro que ensina, de forma prática e rápida, o uso da ferramenta GIMP para criação, edição e tratamento de imagens, do básico ao avançado, abordando conceitos importantes de manipulação de imagens combinados a exercícios funcionais com casos reais de uso encontrados no dia-a-dia. Destinado a iniciantes e profissionais da área de processamento de imagens, estudantes, professores, fotógrafos, designers e a todos que se interessam pelo assunto.



Veja a relação completa dos artigos de André Milani

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script