você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

O fim do mito do desktop livre

Colaboração: Amaury Tobias Carneiro

Data de Publicação: 04 de Janeiro de 2007

Será 2007 o ano do desktop livre? A resposta de David Chisnall é provavelmente não, mas quem se importa? A Microsoft venceu a guerra do desktop, a comunidade de software livre pode vencer a próxima?

De acordo com um velho ditado, os militares sempre lutam a última guerra. Na primeira guerra mundial, os dois lados confiavam em táticas que se tornaram obsoletas com a invenção da metralhadora. Na segunda, os franceses não se importaram com o desenvolvimento do bombardeiro. No Vietnam, os americanos tentaram usar a tática alemã de blitzkrieg num ambiente de guerrilha.

De acordo com o autor, a guerra do desktop acabou na década de 90. A Apple fez um desktop melhor, e a Microsoft ganhou a maior participação de mercado. Ele considera que uma tarefa difícil para a comunidade de software livre fazer um desktop melhor que o da Apple, mas não impossível. Porém acha muito mais difícil e inútil tentar atingir uma participação de mercado maior do que a Microsoft em desktops, por um motivo muito simples: o reinado dos desktops como o conhecemos está acabando.

O que ele defende aqui não é o fim do computador, mas sim o que estamos presenciando com maior frequência: dispositivos portáteis e poderosos que a curto prazo vão mudar a maneira como nos relacionamos com computadores. Ele cita tecnologias já existentes e que apontam na direção de que não ficaremos sempre presos a um computador específico (como a Microsoft desesperadamente deseja), mas mesmo assim vamos querer o ambiente customizado ao qual estamos acostumados seja qual for o equipamento que estivermos, ou de quem quer que seja este equipamento. Cita sua experiência pessoal e várias tecnologias já existentes como virtualização, distribuições que rodam em pendrives, persistência e disponibilidade dos dados à qualquer momento e lugar, AJAX,protocolos, etc Nesse ponto as restrições inerentes ao software proprietário com relação às licenças torna-se um forte aliado da comunidade de software livre, lembrando que o Vista tem restrições legais específicas até com relação ao seu uso em máquinas virtuais. . Propõe novas maneiras de utilização da tecnologia da informação no futuro. Excelente para reflexão

Link do artigo original: http://www.informit.com/articles/article.asp?p=681407&rl=1



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Amaury Tobias Carneiro

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script