você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Nota de Lançamento pQui Linux

Colaboração: Guilherme Korosso Gontijo

Data de Publicação: 18 de novembro de 2010

Depois de um árduo período de testes e adaptações, o projeto pQui Linux tem o enorme prazer de anunciar a disponibilidade imediata da versão 3.1 codinome Liberty para download.

Além das correções de alguns erros da versão 3.0, foram adicionados vários softwares cheios de novidades.

Dentre eles o Exaile um player de música simpático e simples parecido com o iTunes e com plugins que vão desde a ripagem de um CD a exibição de letras. O Imagination, parecido com o MovieMaker, permite que faça montagem de fotos utilizando sua trilha sonora favorita.

O pQui Linux é um GNU/Linux goiano, com pitadas cariocas e mato grossenses, totalmente baseado no Slackware e totalmente compatível com o SO mais experiente do mercado.

A versão 4u é voltada para usuário desktop, contendo games e ferramentas de uso comum. Você poderá assistir todo tipo de vídeo com o Gnome-MPlayer sem precisar instalar qualquer codec, assim como assitir a DVDs navegando em menus por padrão e streaming de vídeo direto no Firefox, navegar na web sem se preocupar com Java ou Flash-player.

O GSlapt com uma interface simples e amigável, facilita a instalação, remoção e atualização de programas, resolvendo dependências. Gerenciamento de dispositivos móveis ficaram ainda mais fácil na interface que o pQui Linux preparou para você!

Com a suíte de escritório BrOffice.org, fica fácil realizar todos os trabalhos e ainda conta com o mais completo corretor ortográfico do mundo livre.

Com o xconf a configuração e otimização de sua placa de vídeo é automágica, detectando e configurando otimizações para placas Gforce, Radeon e Intel.

E o melhor de tudo, o projeto é 100% nacional. Já trazendo tudo em português e com as configurações necessárias para o correto funcionamento de teclados abnt2.

Em breve disponibilizaremos as versões para business 4b e netbook 4n, sendo que para cada uma haverá um tipo de configuração e softwares objetivando as suas necessidades em um Sistema Operacional. O pQui tem versão 32 bits e 64 bits. A versão 64 bits está em progresso e logo teremos um release.

Queremos agradecer a todos que apóiam o projeto, que não visa lucro nem parte de empresa. Para fazer o pQui, precisamos ficar sem dormir mesmo! =(

Para fazer o download: www.site.pquilinux.org

Obrigado e usem à vontade.

Guilherme de Lima Gontijo trabalha com GNU/Linux desde 2005. Atualmente é Consultor de Tecnologia e Segurança de Redes de prefeituras no interior de Goiás, e prestador de serviços à UEG. Também é desenvolvedor e idealizador do projeto pQui Linux, além de ajudar e cooperar com o projeto em vários aspectos, é o criador do pQui 64, versão voltada para 64 bits.


Veja a relação completa dos artigos de Guilherme Korosso Gontijo

 

 

Opinião dos Leitores

Guilherme
19 Nov 2010, 12:48
Madureira... me perdoe pela gafe...

Onde diz carioca... leia-se "Fluminense"...

Apesar de eu ser Palmeiras... =)
I. Madureira
18 Nov 2010, 08:52
Quanto ao lançamento nenhuma crítica, só a comemorar.
A minha crítica é quanto ao termo "carioca" usado na citação dos desenvolvedores. Por analogia à origem dos outros participantes goianos e mato grossenses, que são relativos aos respectivos estados, o correto é fluminense, este sim o adjetivo correspondente ao Estado do Rio de Janeiro.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script