você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Nokia E71 como modem 3G no Ubuntu 10.4

Colaboração: Marcelo Silva

Data de Publicação: 27 de abril de 2011

Hoje me veio a vontade de tentar usar o meu celular um Nokia modelo E71 como modem 3G no meu Ubuntu pois ao conecta-lo ao meu computador, o sistema operacional só o enxergava como se fosse um pen drive.

Foi mais simples do que pensei e com isso irei compartilhar essa novidade (pelo menos para mim rsrs).

Vamos aos passos:

  1. Conecte o cabo de dados no seu notebook e no seu celular;
  2. Na tela do E71 irá aparecer a pergunta sobre o tipo de conexão. Escolha "PC Suite";
  3. Clique com o botão direito do mouse no ícone do "Network Manager" e irá aparecer a opção de habilitar a banda larga móvel. Clique nela para ativar e depois repita o procedimento e clique em "Editar conexões";
  4. Vá na aba "Banda Larga Móvel" clique em adicionar. Logo aparecerá um wizard que irá solicitar a sua operadora 3G do Brasil (no meu caso era a Vivo). Selecione sua operadora e depois conclua o processo;
  5. Clicando novamente no ícone do "Network Manager", agora com o botão direito do mouse, deverá ver a sua operadora disponível. É só clicar nela que o sistema irá se conectar através da rede 3G do seu celular e pronto, você já pode navegar na internet tranquilamente.

Isso é muito interessante para quem tem pacote de dados juntamente com o seu plano de telefonia móvel e não irá precisar adquirir um modem 3G somente para se conectar na Internet.

Marcelo Silva é formado em Redes de Computadores e pós-graduando em Gestão de Segurança da Informação, trabalha como Analista de Sistema e Redes e adora o universo do Software Livre. Seu blog fica em http://www.msilva.org .


Veja a relação completa dos artigos de Marcelo Silva

 

 

Opinião dos Leitores

Aracnus
27 Abr 2011, 07:27
Olá Marcelo,

Muito legal a sua dica. Inclusive, complementando-a, é possível usá-lo como modem também usando o bluetooth ao invés do cabo. Pra isso, basta ter um aparelho com o recurso embutido ou usar um adaptador bluetooth.

E é bem simples também, pelo menos no GNOME. Basta ativar o bluetooth no celular, reconhecê-lo no computador e no próprio assistente de configuração do bluetooth que irá se abrir, ele pergunta se você quer usar o celular como modem. Se você aceita, ele pergunta a operadora e já faz a configuração. Aí ela passa a constar no Network Manager também. Uma mão na roda quando precisamos acessar a Internet e o cabo do celular não está por perto. :-)

Um abraço e até mais.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script