você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Nokia E63 - Convertendo vídeo para tocar no seu aparelho

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 09 de junho de 2010

Não seria bom você gravar alguns vídeos no seu telefone, para assistir durante os seus deslocamentos? Assim você pode aproveitar aquele tempo morto para fazer algo útil. E sem gastar a sua franquia 3G. Vídeos gravados da TV, noticiários em outras línguas, para você ir treinando, aulas de qualquer coisa, jornais diários, tudo pode ir para o celular. Esta dica tem este exato objetivo.

Usando o mplayer para analisar um filme de demonstração que veio no Nokia E63, obtive os seguintes parâmetros de áudio e vídeo:

  VIDEO:  [MP4V]  320x240  24bpp  15.000 fps  335.2 kbps (40.9 kbyte/s)
  Clip info:
  major_brand: mp42
  ID_VIDEO_FORMAT=MP4V
  ID_VIDEO_BITRATE=335192
  ID_VIDEO_WIDTH=320
  ID_VIDEO_HEIGHT=240
  ID_VIDEO_FPS=15.000
  ID_VIDEO_ASPECT=1.3333
  ID_AUDIO_FORMAT=MP4A
  ID_AUDIO_BITRATE=95816
  ID_AUDIO_RATE=32000
  ID_AUDIO_NCH=2
  ID_LENGTH=20.10

Bom, então, usando estes mesmos parâmetros, consigo converter um vídeo qualquer no meu computador, para tocar no E63. O container tem que ser MP4, conforme o filme demonstração, com 320x240 pixels, 15 quadros por segundo. O áudio tem que estar em 32 kilohertz e 96kbps de taxa de bits. Só uma dúvida apareceu: com o editor Avidemux, não enxergo nenhum formato "MP4A" de áudio (ID_AUDIO_FORMAT=MP4A). Vem o Wiki do Avidemux para nos salvar:

In the case of the MP4 container, AAC is the best choice you can have, since the only other option is MP3 audio.

De fato, com áudio codificado em mp3, o arquivo toca somente o vídeo, no E63.

Então, mãos à obra:

Instale o avidemux e seus plugins:

  apt-get install avidemux avidemux-plugins

Detalhe: o avidemux-plugins está no repo debian-multimedia.

Abra o Avidemux e abra o vídeo a ser convertido dentro dele.

Na coluna esquerda do programa, onde você vê as opções de Video, Audio e Formato, escolha os parâmetros de saída:

  Video: MPEG-4 ASP (avcodec)

No botão Configure, deixe tudo como está.

Agora clique em 'filtros', vamos mexer bastante ali.

Na opção Transform, escolha Crop se o seu vídeo tem barras escuras em cima e embaixo. Vamos removê-las, para que o vídeo resultante use otimamente a telinha do celular. Dê um clique duplo no Crop, vai aparecer o seu vídeo. A tela é auto-explicativa. Defina os parâmetros de corte, dê ok. Use o deslizador, se for necessário. Vá para algum ponto no vídeo onde as barras aparecem bem nítidas, para facilitar o corte.

Agora, ainda em Transform, escolha o Resize. Defina os novos tamanhos do vídeo como 320x240. É importante que o Resize seja feito depois do Crop.

Se for importante para você que a proporção original do arquivo seja mantida, o Crop pode atrapalhar. Você pode não fazê-lo, ou calcular um valor para que o vídeo mantenha a proporção (ID_VIDEO_ASPECT=1.3333).

Dê ok no Crop, volte para a tela anterior, e escolha o Resample fps. Redefina o valor ali para 15 fps.

Dê ok, e a parte de Video está pronta.

Vá agora para Audio:

Escolha o formato "AAC (faac)". No Configure, defina o bitrate para 96kbps. Nos filtros, habilite a opção Resampling (Hz) e a defina como 32000 Hz.

Se quiser colocar um pouco de ganho no áudio do arquivo, a hora é agora. O aumento de volume é bem vindo, quando tipicamente você assiste vídeos no celular estando em locais abertos, na rua, no trânsito, quando o ruído ambiente já é alto.

O Áudio agora está pronto.

Vá em Formato, e escolha MP4.

Tudo certo, então é só salvar. Clique no botão Salvar, defina um local. Se o telefone estiver montado via USB, é só gravar nele direto. Caso contrário, você pode transferi-lo depois.

Testando diferentes combinações de codecs e parâmetros, verifiquei que o real player instalado no E63 tem alguma flexibilidade em relação a estes parâmetros. Por exemplo, se o áudio estiver codificado a 128kbps, ele consegue tocar. Também, pode estar em 48000Hz, sem problemas. Só não explorei muito estas possibilidades porque as diferenças de qualidade quando o arquivo é executado no E63 são tão pequenas (se é que perceptíveis), que não vale a pena gastar tempo com isso.

Os arquivos de vídeo convertidos dessa maneira possuem cerca de 3,5MiB por minuto de duração. Repare que esta é uma receita de bolo simples, que usa os parâmetros que foram obtidos de um vídeo que sabidamente toca no aparelho. É possível que existam outras formas de criar vídeos para o E63, e ainda muito melhores, em termos de tamanho de arquivo e velocidade de conversão. Mas, para variar, o Manual do aparelho não chega nem perto de informar algo sobre isso.

De qualquer forma, essa solução provê uma maneira simples e baseada em software livre para integrar o E63 ao seu Desktop livre. O Avidemux está disponível para a maioria das distribuições.

Feliz hacking!

Wiki Avidemux: http://www.avidemux.org/admWiki/doku.php?id=general:audio_encoders



Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

 

 

Opinião dos Leitores

Felipe
19 Out 2012, 22:51
cara como vc feiz para instalar os plugins??? uso windows 7
fernando
08 Jul 2012, 18:50
me ajude a ver videos no e63
Alves
30 Mar 2012, 11:16
Baixei o programa e fiz tudo, porém não abrem os videos.
São videos aula que baixei da net usando o real player e eles ja vem em mp4, não sei se é esse o problema, mas qdo mando abrir no avidemux dá erro e as opções de filtro nao ficam habilitadas.
Alguem pode me ajudar?
Junior
20 Jul 2011, 21:20
Cara você é um gênio, PARABÉNS funcionou aqui.
Muito obrigado.
pcablack1
06 Jul 2011, 12:35
fiz tudo direitinho deu tudo certo!!!vlw
Juliano
22 Fev 2011, 02:51
Segui as instruções e deu tudo certo, obrigado pela ajuda pessoal!
Anderson Marques Ferraz
30 Jul 2010, 09:28
Achei um particularmente útil pros Nokias 5800 e 5530, na linha de comando. Só estou achando os arquivos um tanto grandes. Segue o link do post:
http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=8659572&postcount=2

ffmpeg -i "input.avi" -f mp4 -vcodec libxvid -s 640x360 -b 768kb -r 25 -aspect 16:9 -acodec libfaac -ab 96kb -ar 44100 -ac 2 "output.mp4"

É útil pra deixar convertendo vários vídeos sem se preocupar.
Agner
21 Jul 2010, 20:27
Cara Fiz tudo do jetio que voce falow, umas 3x
Mas nao abre a atalho pra salvar direto no celular, dai eu estou salvando no desktop, mas esta saindo num formato estranho que nao da pra ser executado !
Sabe o que pode ser ?
agradeço desde ja !
Itamar
15 Jul 2010, 17:51
Muito obrigado!!! Já apanhei um bocado do ffmpeg e não tinha conseguido ainda fazer funcionar. Com o Avidemux é muito simples e funcionou de primeira.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script