você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Múltiplas conexões com ssh

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de maio de 2014

Quando trabalhamos remotamente com servidores GNU/Linux, frequentemente abrimos múltiplas conexões para o mesmo servidor.

O programa ssh oferece um recurso que torna o estabelecimento de conexões adicionais muito mais rápido. Uma vez que a primeira conexão é estabelecida, as conexões seguintes irão compartilhar informações da sessão já estabelecida, sendo até mesmo desnecessário fornecer a senha novamente.

Para habilitar o compartilhamento de conexões, edite o seu arquivo pessoal de configuração do ssh, localizado em ~/.ssh/config e acrescente os seguintes parâmetros:

  ControlMaster auto
  ControlPath /tmp/ssh_mux_%h_%p_%r

Isto feito, encerre todas as conexões ssh existentes e faça uma nova conexão. Em uma segunda janela, faça uma nova conexão ao servidor. Você verá que a conexão será estabelecida muito mais rapidamente e não será necessário fornecer a senha novamente.

Um problema que pode ocorrer é que às vezes a conexão é encerrada anormalmente e o arquivo definido pela variável ControlPath não é removido. Ao tentar estabelecer uma nova conexão é detectado o arquivo já existente e o programa verifica que o arquivo diz respeito a conexões anteriores e é ignorado e as conexões são estabelecidas sem o compartilhamento. É exibida uma mensagem de alerta e mais nada. Neste caso, o mais conveniente é remover o arquivo com problema manualmente e realizar as conexões novamente.

Referência: SSH Can Do That? Productivity Tips for Working with Remote Servers



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Avi Alkalay
02 Mai 2014, 09:59
Interessante. Não conhecia esse recurso.

Mas ainda prefiro abrir uma só conexão e usar o screen ou o tmux para ter várias sessões.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script