você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Morre Jonathan Postel, o pai do e-mail

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 21 de Outubro de 1998

Fonte: Jornal da Tarde

Desde muito jovem, durante quase três décadas ele foi a principal personalidade da Internet, onde só se atua em equipe. Era o chefe de seu único governo central, somente técnico, que controla os acessos

Com apenas 55 anos, morreu no Hospital St. John de Santa Monica, Califórnia, EUA, por complicações de cirurgia cardíaca, o principal criador da Internet, Jonathan Postel. A morte, sexta-feira, só foi anunciada ontem. Na verdade, num empreendimento que sempre foi levado à frente com o trabalho de equipes, Postel pode ser considerado, individualmente, como a personalidade mais importante que a Net jamais teve. Ele criou o e-mail, ou endereço eletrônico.

Como cientista da computação no Instituto de Ciências da Informação na Universidade do Sul da Califórnia, há quase 30 anos ele dirigia o sistema de endereços e dos chamados protocolos da Net, vital para o seu funcionamento.

Formado aos 23 anos, em 1966, em Engenharia, pela Universidade da Califórnia-Los Angeles, Postel, descendente de uma família francesa que durante séculos deu grandes estudiosos da Cabala judaica e de temas orientais, se descrevia como aluno medíocre.

Foi só depois de formado que ele começou a se interessar por computação e, em particular, por redes de computadores. Participou de uma das primeiras experiências nesse campo, a Arpanet, criada na passagem dos anos 1960 para 1970, com finalidades militares de segurança e de pesquisas nas universidades.

Na Arpanet, ele criou em 1969 o sistema de controle de mensagens. Entre os vários sistemas de redes, a Arpanet é que deu mais certo. Isso se deveu em grande parte à ação de Postel, principal idealizador do sistema de controle do trânsito de acessos e de endereços.

Da Arpanet surgiram praticamente todas as redes atuais, inclusive a Internet. Nesta, com a mesma função em meados dos anos 1970, Postel criou tecnologias de administração da troca de mensagens e de navegação, usadas até hoje, embora a Net só tenha começado a se tornar mais conhecida, mesmo nos EUA, desde 1990.

Era o chefe de operações da Autarquia de Números Designados da Internet, de sigla em inglês Iana. Esta é o único governo central, tão-somente técnico, da Net. É uma entidade não-lucrativa, com membros do governo, empresas e universidades. Foi assim que ele idealizou a instituição e como ela tem funcionado; falta a aprovação final das autoridades.

Polêmica

Este ano, ele redesenhou todo o serviço de diretórios da rede, para alterar as localizações dos endereços nas memórias dos diferentes computadores que formam o sistema central da Internet. Isso não causou nenhum problema nas comunicações da Net, mas mesmo assim a ação de Postel causou polêmica.

Ele disse que estava apenas testando o backup (sistema de apoio).

A partir de 1995, quando começou a ficar intensa a atividade empresarial na rede, Postel poderia se ter tornado, com seus conhecimentos tecnológicos sobre a Net, não superados por ninguém, mais do que milionário. Mas sempre disse que, se passasse a atuar com finalidades de lucro, isso seria uma violação da confiança pública.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script