você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Montando servidor NAS com FreeNAS

Colaboração: André Jaccon

Data de Publicação: 22 de Agosto de 2006

FreeNAS é uma solução livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada em FreeBSD, que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autênticação local de usuários, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gerênciamento via web. O sistema inteiro ocupa 32 MB e pode ser instalado em um PenDrive USB, Compact Flash ou ainda em um disco rigído comum.

O instalador pode ser baixado pelo site do projeto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare .

Neste artigo iremos dar um exemplo de configuração do FreeNAS usando dois discos de 250 GB SATA com instalação do sistema em um pendrive de 512 MB.

Instalação / Configuração

Primeiramente é necessário baixar a imagem ISO do FreeNAS no site do projeto. A versão que utilizamos para nossos testes é a 0.671, tendo baixado e gravado a ISO em um CD-R de boot pelo CDROM para iniciar a instalação. Caso queira instalar o FreeNAS em um pendrive tenha certeza de ter conectado no computador antes de inicar a instalação.

Após iniciar o instalador, você irá se deparar com um menu com 9 opções. Iremos direto a opção Install on HD/CF/USB Key. Para isso tecle 7, na sequência tecle 2 para selecionar a opção 2, Install on HD: Create 2 UFS partitions (FreeNAS and DATA). Em seguida é solicitado o dispositivo de cd. Em nosso caso está localizado como acd0. Digite acd0 e tecle Enter. Depois especifique o dispositivo no qual será instalado o FreeNAS. Como estamos usando um pendrive Kingston DataTraveler o dispositivo é reconhecido por da0 para isso digite da0 e tecle Enter. Com isso o FreeNAS já estará instalado em seu pendrive. Para finalizar a instalação tecle 5 para reiniciar o sistema.

O FreeNAS já v6em pré-configurado para o endereço de IP 192.168.1.250/24. Para iniciar o gerênciamento pela interface web digite em seu browser http://192.168.1.250, e entre com o usuário admin e senha freenas.

Após logar no sistema altere as configuração de IP de acordo com sua necessidade no menu LAN.

Configurando o RAID

O próximo passo para configuração do NAS é adicionar os discos no gerênciador de volumes. Entre no menu Disks/Management e selecione sequêncialmente o volume e o tipo de sistema de arquivos desejado. Em nosso caso como iremos criar um volume Raid 0 (stripping) devemos selecionar a opção Software:RAID:gvinum, Clique Save e depois Apply Changes, execute o processo para adicionar os dois discos da mesma forma.

O próximo passo é formatar os dois discos como Raid FS na aba Format, para isso selecione independentemente o disco e em File Systems selecione Software Raid: Vinum, para concluir clique no botão Format Disk.

Depois de ter adicionado os dois discos no painel de volumes, clique na opção Software RAID no qual você terá opção de criar Raid 0,1 e 5. Para seguir nosso exemplo de Raid 0 clique no botão Geom Vinum(unstable) em sequida no botão (+) para adicionar os discos que irão fazer parte do Raid.

Primeiramente insira o Raid name, no campo Type selecione RAID 0 como tipo de Raid depois clique em Save / Apply Changes.

Inserindo os pontos de montagem dos volumes.

Depois de ter adicionado o volume Raid é necessário adicionar os pontos de montagem dos volumes, siga o exemplo abaixo para executar está tarefa:

  http://www.bluesystems.com.br/imagens/mount-point.png
  Disk: Selecione o nome do volume Raid adicionado, em nosso caso o v01
  Partition: Software Raid: gvinum
  File System: UFS
  Share Name: Volume01
  Description: Comentários sobre o volume

depois clique no botão Save/Apply Changes.

Após ter adicionado os discos, volumes, configurado Raid e setado os pontos de montagem basta compartilhar no Menu Services, para qual o tipo de protocolo de compartilhamento desejar usar.

Você pode usar Cifs (SMB) , Rsync protocol, AFP (Apple File Protocol), FTP, NFS (network file system) e ainda SSH através do comando Security Copy (scp).

O FreeNAS é um servidor NAS poderoso podendo ser implantado em diversas situações de storage, como backup, espelhamento, compartilhamento entre outras tarefas.

Livros, músicas e vídeos gratuítos

Colaboração: Arnaldo Candido Junior

No site http://www.dominiopublico.gov.br é possível encontrar textos sobre diversos assuntos como econômia, direito e artes. Na parte de informática, destaco a tradução do livro de Eric Raymond "A catedral e o bazar".

Também é possível encontrar materias multimidias como música clássica e vídeos sobre ensino. Todo o conteúdo está disponibilizado em Creative Coomons e outras licenças livres.



Veja a relação completa dos artigos de André Jaccon

 

 

Opinião dos Leitores

mmarcoam
07 Jul 2013, 14:12
'E possível montar um servidor usando um disco externo e o pen drive?
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script