você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Modelo de rádio pela Internet

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 27 de Janeiro de 1999

Colaboração: Roberto Alves de Piloto Fernandes <<pilotto (a) TURING UNICAMP BR>>

Para quem tem RealPlayer G2, no site dos Roling Stones fizeram uma aplicação fantástica. É um plugin para o RealPlayer, que é instalado automaticamente ao clicar num botão.

Ele abre uma nova interface, com 12 canais de rock diferentes, cada um de um gênero.

O interessante é que ele simula uma rádio ao vivo. A qualidade do som, mesmo utilizando 33 Kbps de banda, fica quase igual a qualidade CD stereo. Não há comerciais entre as músicas. Ganham com banners. Enquanto toca uma música, aparece um link com o nome da música/banda. Caso o ouvinte queira compra-la, há um link para a Amazon ou CD-now.

Isto é feito com um software que gerencia a programação ao vivo e que é vendido no site da Real. Há um banco de músicas digitalizadas num servidor Real e este software se encarrega de coloca-las seqüencialmente, como se fosse ao vivo.

O endereço do site é http://www.rsradio.com/home/



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

ADM_Devils
25 Out 2010, 19:28
Montando uma Rádio Online

Há algum tempo atrás, para você montar uma rádio era necessário softwares caríssimos, um bom computador e uma conexão com a Internet super rápida. Hoje em dia isto está muito mais fácil. Com um programa freeware você cria uma rádio que pode transmitir para até 10 pessoas com uma conexão de 256k. Este tutorial explica como você deve criar esta rádio.

Primeiramente você deve fazer o download dos programas. Um deles é o mundialmente conhecido Winamp. Vou fazer este tutorial na versão 2.91. Outro programa necessário é o ShoutCast, que é composto de um servidor, e um plugin para o Winamp. Você deve baixar os seguintes arquivos:

Imagem ShoutCast DSP Plug-In (225k)
Imagem SountCast Win32 Server (263k)

Instale os dois programas. Após feito, você deve abrir o winamp, digitar CTRL+P > Plug-Ins > DSP/Effect, e selecionar 'Nullsoft SHOUTcast Source DSP...'. Feito isto irá abrir a janela de controle da transmissão. É nesta janela que você vai controlar a transmissão das músicas, a qualidade, a fonte, etc. Vamos deixá-la de lado por enquanto. Vamos configurar o servidor.

Se seu Windows é em português, o Shoutcast provavelmente criou o atalho no menu 'Programs', que vai ficar em cima do programas no menu Iniciar. Clique no 'Edit SHOUTcast DNAS Configuration'. É um arquivo de texto, o que confunde um pouco este processo. Você deverá editá-lo da seguinte forma:

Imagem Mude o MaxUsers para 10 se a conexão for de 256kbps. A conta deve ser a seguinte: Velocidade da conexão / 24 => nº máximo de conexões arredondado para o menor.
Imagem Mude o Password. Você irá usá-lo para controlar o servidor pelo Winamp.

Estas são as duas coisas mais importantes de se ajustar. As outras são opcionais, como alterar o título da rádio e linkar a sua rádio em outra. Para iniciar o servidor, abra o 'SHOUTcast DNA (GUI)' no mesmo menu das configurações. A janela que irá se abrir deve ser parecida com esta:

Redimensionado em 88% (548 x 432) - Clique para ampliarImagem

Nesta janela, você pode ver quantas conexões estão ativas no seu servidor e o máximo de usuários (0/10) na parte inferior direita. Pronto. Se apareceu a janela deste jeito seu servidor está funcionando. Agora você precisa disponibilizar dados neste servidor, no nosso caso, músicas do Winamp. Arraste esta janela para um canto e abra o Winamp.

Redimensionado em 76% (638 x 727) - Clique para ampliarImagem

Você deverá configurar os dados da sua página clicando em 'Yellowpages'. Coloque o nome da rádio em Description, e os outros dados em seus respectivos lugares. Obs: não deixe nenhum em branco. Coloque pelo menos N/A. Volte na aba 'Connection' e mude o campo 'Password' para a senha que você cadastrou no arquivo de configuração.

Vá em 'Encoder' e certifique-se que esteja selecionado 'Mp3 Encoder' e '24kbps, 22.050kHz, Mono'.

Pronto. Sua rádio está configurada. Basta você selecionar 'Output' novamente e clicar em 'Connect'. Se na caixa 'Status' começar a aparecer a quantidade de bytes enviados está pronto. Sua rádio já está online. Basta você divulgar seu endereço (http://seuip:8000/listen.pls).

Imagem Se você quiser dar uma de locutor, falando alguma coisa ao vivo, na orelha 'Input' da janela do plug-ing do shoutcast, troque 'Winamp (recommended)' por 'Soundcard Input'. Aí é só você apertar 'Push to Talk' para falar. Se você gostar muito de falar e tiver com o dedo doendo, clique em 'Lock' e o botão ficará travado até você aperta-lo novamente. Imagem Espero ter sido útil! Se alguém tiver alguma dúvida, é só postar aqui!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script