você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Migração de arquivos passwd para o formato shadow

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 23 de Setembro de 1997

A maioria dos sistemas Unix modernos utiliza shadow passwords, ou seja, as senhas são mantidas separadas da informação dos usuários.

Sistemas Unix mais antigos, como SunOS, não implementam shadow passwords.

Para migrar a base de usuários de sistemas SunOS para Solaris, pode-se utilizar o programa pwconv. Este programa, a partir de um arquivo /etc/passwd tradicional, irá criar as entradas correspondentes a cada usuário no arquivo shadow.

Este programa também pode ser utilizado para migrar bases de usuários de plataformas diferentes.

O AIX, por exemplo, possui não um arquivo shadow, mas um arquivo chamado /etc/security/passwd, que contém muitas outras informações, além da senha criptografada.

Para migrar uma base de usuários de um sistema AIX para um sistema Solaris, basta emitir o comando "mrgpwd" para unir os arquivos /etc/passwd e /etc/security/passwd, e colocar o resultado gerado no arquivo /etc/passwd da máquina Solaris. Em seguida rodar o programa "pwconv" para criar as novas entradas no arquivo /etc/shadow.

O caminho reverso, ou seja, migrar algo do Solaris para o AIX, já não é tão simples, visto que o Solaris não oferece uma facilidade como o programa "mrgpwd" para se juntar /etc/shadow e /etc/passwd. Esta tarefa entretanto não é das mais complicadas e pode ser facilmente implementada através de um shell script (boa idéia para uma outra dica, não?).



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script