você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Mensagens Instântaneas em sua Rede

Colaboração: Fernando Jorge Ebrahim

Data de Publicação: 04 de março de 2008

Em meu trabalho surgiu a necessidade de disponibilizar o serviço de bate-papo na rede, foi então que nas minhas pesquisas encontrei o Ejabberd, que fornece o serviço desejado com simplicidade.

O programa pode ser encontrado em http://www.ejabberd.im/.

A instalação do ejabberd-2.0.0-rc1-linux-x86-installer.bin.gz é intuitiva, bastando descompactar e executar o binário, onde basta informar o nome do servidor e qual será o usuário administrador, bem como sua senha.

Depois disso, basta instalar os programas clientes, no meu caso foi o Pidgin (antigo Gaim)http://www.pidgin.im/, e configurá-lo apontando para o servidor, escolhendo o suporte ao protocolo XMPP (default do ejabberd).

Não é necessário nem cadastrar os clientes, pois a opção de auto-inscrição vem habilitada por padrão.

Conclusão

O serviço está em franca utilização, e conta com a aprovação dos clientes, pois a interface é bem amigável e o serviço atende bem as necessidades de comunicação instantânea.

Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva Professor Escola Técnica Federal do Tocantins http://www.cefet-to.org/~fernando

Livro livre de estatística com GNU R

Fonte: Notícias Linux

A "Universidad de Cádiz" segue pionera na busca de soluções de conhecimento aberto, servindo como modelo para outras universidades espanholas. Seu "Departamento de Estadística e Investigación Operativa" acaba de anunciar a publicação do livro "Estatística Básica com R e R-Commander", financiado pelo "Vicerrectorado de Tecnologías de la Información e Innovación Docente" e liberado sob licença GNU FDL. GNU R é uma linguágem de programação e um ambiente de análise estatística e criação de gráficos.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Fernando Jorge Ebrahim

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script