você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Melhorando o desempenho do Firefox 3

Colaboração: Eugeni Dodonov

Data de Publicação: 02 de Outubro de 2008

Um pequeno truque para melhorar a velocidade do startup do firefox no Linux:

/usr/bin/firefox:

  #!/bin/bash
  # Preloads and starts firefox
  
  # preload profile for faster in-memory access
  tar cf /dev/null $HOME/.mozilla/firefox --exclude '*/Cache/*'
  
  exec /usr/local/firefox/firefox $*

Com isso, o perfil do firefox é pré-carregado no cache do sistema de arquivos antes de iniciar o executável, o que evita diversos seeks intercalados. E, como já é bem conhecido, os seeks dos discos ATA/SATA são responsáveis por mais de 70% de perda de desempenho de I/O. No meu caso, ao utilizar este script, o tempo da primeira execução do firefox caiu de 7 segundos para 2. Também é possível colocar este comando no script de inicialização do sistema, daí o perfil será carregado somente na inicialização (algumas distribuições de Linux já fazem isso, usando aplicações como preload e readahead).

O firefox 3 também utiliza sqlite3 para muitas coisas (bookmarks, histórico de acessos, ícones dos sites, dados dos formulários, etc). Com o passar do tempo, a base dele tende a aumentar para infinito. Mesmo limpando o histórico, cache, dados de privacidade, etc, o arquivo do BD continua muito fragmentado, o que, por sua vez, resulta em muitos seeks desnecessários. Para otimizar isso, de tempos em tempos (com firefox desligado) dá para rodar esse script:

  find $HOME/.mozilla/firefox -type f -name  *.sqlite  -exec sqlite3 {} vacuum \;

Isso vai desfragmentar todos os arquivos .sqlite do firefox (places, saved forms, favicons, etc). Se o seu firefox dá umas travadas periódicas ao tentar digitar algum endereço, ou ao mostrar os bookmarks, ou simplesmente começa a mexer sem parar no disco sem nenhum motivo aparentente, você definitivamente precisa rodar esse comando!

Além disso, pode-se usar uma extension chamada de SQLite Manager (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/5817) - que permite editar os arquivos .sqlite manualmente, dentro do próprio firefox, um-por-um.

Essa dica inicialmente foi publicada no meu blog, http://dodonov.net/blog/.

Site da comunidade Openswan-BR

Colaboração: Felipe Santos - Rasputin

É com muita alegria que venho anunciar a publicação do Site da Comunidade Openswan-BR... www.br.openswan.org

A comunidade nasceu como uma iniciativa para auxiliar os usuários de Linux no Brasil, que por muitas vezes tem dificuldade em Utilizar uma solução de VPN IPSEC por falta de documentação ou suporte, o intuíto da comunidade é promover a utilização do Openswan no Brasil como solução para VPN IPSEC, auxiliando usuários de TODOS os níveis

Através do site passamos a disponibilizar materiais documentação e tutoriais escritos pela/para comunidade e notificar sobre eventos



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Eugeni Dodonov

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script